Mesmo um ano depois, lágrimas ainda vêm aos olhos da auxiliar de laboratório Sílvia Schiavon, 27 anos. Ao lembrar os últimos meses da gravidez, quando precisou de internação hospitalar, sob o risco de seu filho nascer antes do tempo, a mãe ainda se emociona. “A vida de uma mãe que passa por isso não é fácil”, recorda. Casos como o de Sílvia, cuja atenção extrema é necessária durante a gestação, agora tem um local diferenciado para serem atendidos. O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) inaugurou na manhã do dia 10 a Casa da Gestante.

Criado especialmente para atender gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS), o espaço dispõe de 20 leitos – 14 dentro da Casa, localizada em frente ao Hospital, e seis internos. Seguindo a proposta do Ministério da Saúde e contando com apoio de doadores anônimos e da empresa Expresso Embaixador, o São Francisco inaugurou estrutura que inclui leitos, salas de nutrição, exames e estudos, posto de enfermagem e espaço de convivência, onde serão realizadas atividades de recreação para as mães. Um recanto à parte do Hospital.

O acompanhamento será feito por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, com a participação do Grupo de Apoio do Hospital nas atividades de humanização. A intenção é cada vez mais disponibilizar serviços para as futuras mamães em busca do conforto.

De acordo com uma das médicas rotineiras da Casa, Ana Zambonato, o local terá também o papel de “proteger” a mulher das atividades domésticas. “Em casa a mulher é ‘seduzida’ a fazer alguma coisa, algum esforço pelo seu papel na casa, e acaba por não seguir as recomendações médicas. Aqui ela fica resguardada”, explicou. Ao mesmo tempo, a gestante fica sob os olhos treinados dos profissionais da saúde em caso de aparecimento de qualquer risco que, para ela ou para os familiares, poderia passar despercebido.

De acordo com Ana, que divide a rotina com a médica Tatiane Fogaça, a família da gestante poderá fazer visitas em qualquer horário, diferentemente da internação hospitalar. “A intenção é favorecer cuidados familiares aliados aos critérios de saúde”, destacou.

É justamente carinho e distração que a mãe Sílvia espera que cheguem para as gestantes que irão usufruir da estrutura da Casa. “O clima vai ser diferente do de um hospital. Vai ajudar a distrair, porque senão a gente se concentra demais no problema”, avaliou. Hoje ela se prepara para celebrar o aniversário de João Pedro no dia 02 de julho. Depois de dois meses internada, o menino nasceu saudável – e no tempo previsto. “Os médicos são os ‘segundos pais’ do João. Todos deram muito apoio e muita força, e o tratamento foi excelente. Com apoio, tudo se supera. Tenho muito carinho pelo Hospital”, disse.

A serviço da comunidade

O reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, salientou, durante a inauguração, a parceria existente entre as instâncias pública e o privada. “A iniciativa é do poder público, que têm no Hospital e na Universidade – instituições privadas, mas de natureza pública pela sua atividade-fim – e na empresa Expresso Embaixador a realização. Frequentemente quando se fala em parceria público-privada é com benefício econômico. Aqui é puramente em benefício da sociedade”, declarou. O reitor também aproveitou a ocasião para salientar a dedicação do HUSFP ao SUS. “Esse não é um espaço para privilegiados. Se faz, aqui e agora, em favor dos que mais precisam, um lugar diferenciado”, pontuou.

O secretário municipal de saúde, Francisco Isaías, disse que a prefeitura de Pelotas é parceira do Hospital. “Temos um desafio em nossa cidade que é o controle da mortalidade infantil, e a inauguração da Casa da Gestante representa a coragem dessa instituição em investir. É inequívoca a demonstração que tem de compromisso com o povo da região”, destacou.

A Casa da Gestante está localizada em frente ao São Francisco (Rua Marechal Deodoro, 1130), e já entrou em funcionamento.