O Hospital Universitário São Francisco de Paula adquiriu na última semana um sensor de capnografia e dois reanimadores neonatais. O projeto foi concedido através do Ministério Público do Trabalho (MPT), via acordo judicial com empresa autuada. O repasse do valor foi feito diretamente pela empresa.
A Coordenadoria da Procuradoria do Trabalho no Município de Pelotas possui cadastro, em caráter permanente, para pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, interessadas em apresentar projeto para destinação de bens, serviços e valores decorrentes do inadimplemento de obrigações em procedimentos e ações patrocinados pelo MP T.
A capnografia é utilizada como parâmetro indicativo de acidose respiratória incipiente e como ferramenta no auxilio ao desmame do paciente ao respirador. Os reanimadores neonatais manuais, conhecidos como ambu, são de extrema importância para o Núcleo Pediátrico do HU tendo em vista o alto índice de prematuros e recém nascidos com patologias graves, atendidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.