O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) entregou oficialmente na última semana os equipamentos adquiridos com a verba da Consulta Popular 2015, Orçamento 2016, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região (COREDE) Sul. O HU investiu em um ultrassom móvel e dois ressuscitadores infantis.

De acordo com o Diretor de Assistência do HU, Edevar Rodrigues Machado Júnior, a decisão de aprimorar o parque tecnológico da instituição visa ampliar a qualidade da assistência prestada aos pacientes. “Esta é uma verba pontual e precisa ser usada com muito critério. Nós tivemos a oportunidade de decidir onde investir e, portanto, optamos por algo de grande relevância”, avalia.

A Ginecologista e Obstetra, Francine Machado,era Chefe do Núcleo Materno Infantil do HU, na época da conquista da verba e conta sobre a expectativa para a chegada do novo ultrassom. “Atendemos um grande fluxo de gestantes no Pronto Atendimento Ginecológico, que é o único da cidade, acolhendo todas as urgências e emergências obstétricas até 24 semanas. Portanto este equipamento é muito importante, especialmente para diagnósticos de abortamento, gestação ectópica, sangramentos e tantos outros. Trata-se de um aparelho que fazia muita falta e por isso foi escolhido para aquisição neste projeto, sabíamos da importância dele em nossa maternidade”, lembra.

“É uma longa batalha. Primeiramente sensibilizando a comunidade sobre as nossas necessidades, em busca do voto durante a Consulta Popular orçamentária. Depois disso iniciamos um trâmite complexo e burocrático para o recebimento desta verba. O presente mais importante que podemos dar a alguém ou alguma instituição é nosso tempo, porque é uma parte das nossas vidas que não resgatamos mais. Então tem um valor muito grande para nós, enquanto direção do hospital, este tipo de conquista, porque envolveu muito empenho, energia e dedicação de tempo”, reafirma o Diretor de Assistência do HU.

A Coordenadora da UTI Pediátrica, Márcia Andersson, também comemorou a chegada dos ressuscitadores e salientou a importância dos equipamentos na rotina hospitalar. “O Núcleo Materno-infantil do HU é referência e atende muitas crianças de Pelotas e Região. Esses equipamentos são fundamentais para a reanimação neonatal, e são especialmente utilizados em nascimentos de prematuros. Aparelhos como este fazem grande diferença, agregando qualidade no atendimento e proporcionando um local totalmente equipado”, afirma.

APRENDIZADO

O Diretor de Assistência ressaltou ainda a importância que os aparelhos têm para o aprendizado dos acadêmicos e residentes que passam pela instituição. “Podemos dizer que os acadêmicos que passam pelo HU tem uma formação privilegiada. Além dos excelentes profissionais que atuam nesta equipe e podem ensiná-los na prática médica, têm a oportunidade de manusear equipamentos de altíssima qualidade como este. Portanto desejo que aprendem muito com a utilização desde equipamento e que possam aumentar a bagagem de conhecimento com esse recurso”.

CUIDADO

Edevar lembra ainda sobre a necessidade das equipes reforçarem o cuidado no manuseio das máquinas para aumentar a vida útil e garantir que novas áreas também possam receber investimentos. “Espero que toda equipe faça o melhor uso possível dos equipamentos e reverta a tecnologia avançada em qualidade de assistência aos pacientes. Especialmente cuidem destes equipamentos com muito carinho e que cada um, durante o seu plantão, seja um vigilante muito intenso. Este é um material, não somente de trabalho, mas também de aprendizado. Somos todos co-responsáveis por esta manutenção.