O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) promove ao longo desta semana a sensibilização anual dos colaboradores para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A ação envolve toda equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar a política do IHAC além da capacitação de 20 horas para funcionários que tenham contato direto ao binômio mãe/bebê.

Durante a capacitação foram abordados temas como os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL), cuidado amigo da mulher e a importância do alojamento conjunto visto que essas práticas contribuem para a amamentação. Participaram do treinamento a Enfermeira da Amamentação, Silvana Tuchtenhagen, a Nutricionista responsável pelos setores materno-infantil, Kauana , e a Coordenadora da Educação Assistencial Nivia Ferreira. Ao término das atividades teóricas, os colaboradores realizaram uma atividade prática que envolveu gestantes e puérperas internadas na maternidade do HU.

Amigo da Criança

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde (MS) aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são 324 hospitais certificados em todo o país. O HU possui o selo há mais de 10 anos, respeitando ainda outros tantos critérios como o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, permitindo um acompanhante de sua livre escolha, garantindo o livre acesso e permanência dos pais junto ao recém-nascido internado, e cumprindo a NBCAL.

De acordo com o MS, bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorre com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.

Dados do MS revelam ainda que nascer em Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno. A duração média do aleitamento materno exclusivo - oferta apenas de leite materno para bebês até o 6º mês de vida - em crianças que nasceram nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram em Hospital Amigo da Criança.

Com informações Ministério da SaúdeHosp