O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou sensibilização sobre acidentes de trabalho com os colaboradores na última sexta-feira (26) alusivo ao Abril Verde e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A iniciativa tem objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador trazendo saúde e prevenção para o ambiente hospitalar.

No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Para reduzir o risco de acidentes de trabalho com materiais perfuro cortantes, o HU adotou em 2018 o uso de lancetas descartáveis, em substituição às agulhas de insulina para a realização dos testes de glicemia (HGT). O novo material, que é caracterizado como um dispositivo de segurança, elimina o risco de acidentes uma vez que o mecanismo de acionamento permite apenas uma ejeção da lâmina contida no invólucro de plástico. São realizados, em média 70 mil testes de HGT por mês na instituição. "Se analisarmos os dados de janeiro, fevereiro e março deste ano podemos observar os avanços que obtivemos neste sentido. No mesmo período do ano passado tivemos 11 acidentes de trabalho, com exposição a material biológico, neste procedimento. Enquanto neste ano apenas 1, demonstrando o quanto este dispositivo é eficaz para evitar acidentes", avalia a Enfermeira do Trabalho, Bibiana Urdaniz.

As equipes de enfermagem receberam orientação para manuseio do material e aprovaram a medida, bem como os profissionais da higienização que vez ou outra tinham a ingrata surpresa de encontrar as agulhas.