Em 27 de junho de 1958 foi construída a Instituição, hoje conhecida como Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), carinhosamente chamada de “Chico”. Fundada como uma sociedade, conhecida na época como Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A, a ideia inicial de seus idealizadores era de que o local fosse apenas uma casa de saúde, no entanto, o projeto deu tão certo que o órgão dedicado a salvar vidas acabou transformando-se em um hospital.

Porém, somente em 15 de fevereiro de 1976 que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do bispo da diocese e reitor da instituição de ensino na época, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle acionário da Instituição, assumindo oficialmente o controle do Hospital em 1º de agosto de 1976, dando um caráter filantrópico ao atendimento oferecido à comunidade.

Surgia assim o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas que em 1996, com o objetivo de fortalecer a identidade filantrópica e católica da Instituição, recebeu o nome de Hospital Universitário São Francisco de Paula. Nascia assim, o nosso querido e tão necessário “Chico” que, anualmente, realiza em média 530 mil atendimentos, entre internações, consultas, exames e cirurgias.

Esta trajetória transformou o HUSFP em um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul, cujo principal objetivo é ser uma Instituição autossustentável, de referência macrorregional, reconhecido pela excelência dos processos de assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde em todo o território gaúcho até 2012.

Pronto Socorro

Além disso, em 2010, a Universidade Católica de Pelotas, através do HUSFP, assumiu por cinco anos a gestão do Pronto Socorro de Pelotas (PSP) que atende, em média, nove mil pessoas por mês. O certo, é que as profundas transformações ocorridas nos últimos anos no Hospital representam um grande avanço para a área da saúde de toda a região que precisa utilizar os serviços oferecidos em Pelotas, dando resposta a um grande anseio da sociedade, que é a assistência à saúde.