O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) assinou convênio com o governo do estado do Rio Grande do Sul para a aquisição de oito equipamentos de hemodiálise. O valor do investimento, através do Programa Avançar, é de R$ 544,9 mil e vai permitir o atendimento de 48 novos pacientes por mês no estabelecimento hospitalar. Em média o Serviço de Nefrologia do HUSFP realiza mais de 1,7 mil sessões de hemodiálise mensalmente. Desse total, 77% são custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ato de assinatura contou com a presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, da prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas, do deputado estadual Luiz Henrique Viana, do secretário executivo do Cosems/RS, Diego Espíndola, da secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini Ribeiro, do diretor do HUSFP Márcio Slaviero, do pró-reitor- acadêmico da UCPel, Ezequiel Megiato e do chefe do setor de Nefrologia do HUSFP, Franklin Barcellos. O auditório do Centro Acadêmico permaneceu lotado durante a cerimônia.

O chefe do Setor de Nefrologia do HUSFP, Franklin Barcellos, ressaltou a importância dos oito equipamentos de hemodiálise para a ampliação do atendimento aos pacientes. O médico lembrou que a cada dez anos dobra a população que sofre com insuficiência renal. O quadro é agravado por outras doenças como hipertensão, diabetes e também pelo envelhecimento da população. “Hoje há 140 mil dependentes de hemodiálise no Brasil e na próxima década podemos chegar a 300 mil pacientes”, alertou. Em 2040 há riscos de que a doença renal crônica, que atualmente ocupa a 13ª posição em causa morte, se torne a principal responsável pela perda de vidas.

O diretor do HUSFP, Márcio Slaviero, classificou o momento como histórico e lembrou a importância regional da instituição de saúde. “Mais que um hospital somos um grande hub, que engloba desde unidades básicas de saúde, até estrutura hospitalar, laboratorial e universitária. No interior do Estado contamos com o maior complexo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com a maior Maternidade da região”, lembrou.

Slaviero aproveitou a presença das autoridades estaduais e municipais para reforçar as demandas por recursos para ampliação dos serviços do HUSFP. “Nossos pedidos são para que a gente possa trabalhar mais e se habilitar para atender cada vez melhor a população”, esclareceu.

A Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, destacou a importância da celebração do convênio para a saúde pública da região. Também lembrou que atualmente a fila de pessoas com problemas renais que aguardam por um transplante é a maior no Rio Grande do Sul, com 1,3 mil pacientes.

Arita fez questão de reconhecer a importância regional do HUSFP, como referência materno-infantil e em outros serviços de atendimento à população. Também aproveitou para agradecer a um auditório repleto de colaboradores do hospital, pelo trabalho árduo realizado durante a pandemia. “Vocês funcionários foram fundamentais para salvar vidas”, expressou.

A prefeita, Paula Mascarenhas, além de destacar a importância dos recursos para a cidade e a região, também fez questão de expressar gratidão à parceria que sempre manteve com o HUSFP. “Quero ressaltar o papel do HUSFP na saúde, como um hospital que nunca nos faltou, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia. Por isso quero trazer o agradecimento em nome do povo de Pelotas que hoje represento”.

A paciente Luana Brito, que há dez anos se encontra em tratamento, definiu a chegada dos novos equipamentos como um ganho em qualidade de vida para quem necessita do atendimento. “É chegar aqui não tão bem e sair melhor”, resumiu.

O deputado Luiz Henrique Viana salientou o investimento do governo estadual na saúde pública e a destinação de verbas aos hospitais. O secretário executivo do Consens/RS, Diego Espíndola, ressaltou a importância da descentralização dos recursos que permitiu fazê-los chegar de modo mais efetivo à Metade Sul do Rio Grande do Sul.