A doação de órgão é um ato de amor e solidariedade. A frase parece batida, mas o gesto pode devolver a esperança para muitas famílias. Só no Brasil, quase 60 mil pessoas aguardam na fila por um transplante. A maioria dos pacientes espera por uma nova córnea ou um novo rim, juntos eles totalizam 53.997. Os dados são do Ministério da Saúde e se referem ao 1º semestre de 2009.
No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Neste dia, o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de R$ 76 milhões em políticas de incentivo para transplantes de órgãos no País. O pacote inclui o treinamento de funcionários de hospitais para comunicar o diagnóstico de morte cerebral para familiares, já que a forma como a notícia é dada exerce um papel fundamental na decisão da família.
Aqui no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), só em 2010, a Comissão Intrahospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) já realizou cinco captações de múltiplos órgãos e 17 de tecidos para doação, salvando e melhorando a vida de dezenas de pessoas do Estado. A última foi feita no dia 25 de setembro, após a confirmação da morte encefálica de uma paciente de 56 anos, e, após a autorização da família, resultou na captação dos rins e fígado.
Para uma das componentes da CIHDOTT, a assistente social do Hospital, Aline Wienke, a recusa de familiares em autorizar a doação de órgãos do paciente com morte cerebral é uma dificuldade histórica enfrentada na área de transplantes no Brasil. "Tomara que as pessoas se conscientizem da importância que o ato de doar tem para aqueles que aguardam na fila de transplante”, afirmou. “O exemplo destas cinco famílias que doaram os órgãos de seus entes queridos e salvaram a vida de muitas pessoas, precisa ser seguido”, afirmou Aline.
Só no primeiro semestre deste ano, dos 3.421 potenciais doadores identificados por equipes médicas, 809 não tiveram seus órgãos extraídos por recusa de parentes, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).