Logo que a família descobre a gravidez começam a listas de compras e tarefas que não podem ser esquecidas antes do nascimento. Depois que nasce o bebê, o amor transborda nos corações. As listas mudam, mas continuam existindo. O Teste do Pezinho precisa estar entre as primeiras atividades que devem ser realizadas com o bebê após o nascimento. O exame é bem simples e deve ser feito o mais rápido possível, a partir do 3º dia de vida. Nesta quarta-feira (6) foi lembrado em todo país o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O Hospital São Francisco de Paula distribui regularmente material informativo para conscientizar a população sobre a importância da realização do teste.

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial acessível que tem o propósito de pesquisar precocemente doenças infecciosas, genéticas e/ou metabólicas, que podem causar lesões irreversíveis no bebê. Existem diferentes perfis de exame, que analisam parâmetros específicos e detectam patologias também distintas. Dependendo do perfil realizado no teste, é possível detectar mais de 30 doenças.

O exame é popularmente conhecido assim, pois é realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê. É um procedimento fácil que não oferece riscos para a criança e é praticamente indolor. Não é necessário que a coleta seja feita dessa forma, é possível realizá-la também por meio venoso.

A Bioquímica e Responsável Técnica do LEAC, Michele Noedel, explica que o Teste do Pezinho tem foco no diagnóstico precoce, já que praticamente todas as doenças pesquisadas podem ser tratadas com êxito se tratadas o mais breve possível. “Existem muitas patologias que não apresentam sintomas no nascimento ou até mesmo não se manifestam de imediato. Portanto com a realização do teste é possível diagnosticar alterações e encaminhar os bebês para que recebam os cuidados pediátricos necessários que podem amenizar, reverter ou até mesmo prevenir doenças", salienta.

Pensando em alternativas para aumentar a comodidade dos seus clientes o LEAC lançou a campanha Quem ama pega no pé, até em casa, que consiste no serviço de realização do Teste do Pezinho em domicílio para evitar o deslocamento do bebê. “Sabemos que nos primeiros dias de vida a família está se adaptando à nova rotina e muitas vezes deseja permanecer no conforto do seu lar", completa.

Conheça o LEAC

O Laboratório de Análises Clínicas do HUSFP disponibiliza de estrutura ambulatorial completa e dedica-se ao atendimento de pacientes internados e da população em geral, atuando 24 horas por dia, particular e convênios. A rapidez e precisão nos resultados, e a inovação constante em seus equipamentos, faz do LEAC a opção mais segura no segmento de Medicina Diagnóstica.

O LEAC está localizado na Rua Marechal Deodoro, 1123. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128 8330.

Conheça os Perfis de Teste do Pezinho realizados no nosso Laboratório:

-Master: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Hipotireoidismo Congênito (T4 e TSH), Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência da G6PD, Sífilis Congênita, Citomegalovirose Congênita, Doença de Chagas Congênita e Rubéola Congênita.

-Plus: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Hipotireoidismo Congênito (T4 e TSH), Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase e Toxoplasmose Congênita.

-Ampliado: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Hipotireoidismo Congênito (T4 e TSH), Hiperplasia Adrenal Congênita e Fibrose Cística.

-Básico: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias e Hipotireoidismo Congênito (TSH).

-Exames Opcionais: Surdez Congênita (conexina 26), Acidemias Orgânicas e Aminoacidopatias (Tandem), Deficiência da MCAD, AIDS.