A descoberta da deficiência visual marca o início de uma nova realidade. Pela falta de informação, muitas famílias sentem-se perdidas após o diagnóstico. No entanto algumas patologias oftalmológicas podem ser bastante amenizadas ou, até mesmo, revertidas através da estimulação precoce. Por ser instituição referência em atendimento materno-infantil da região Sul do Estado, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e a Associação Escola Louis Braille firmaram uma parceria que trará benefícios a estes pacientes e seus familiares. A parceria foi oficializada na tarde desta sexta-feira (25) entre os diretores do hospital e a presidência da associação. O HUSFP vai direcionar a demanda desses pacientes, logo após o diagnóstico médico, para que sejam acolhidos e atendidos para tratamento complementar na estrutura especializada da Louis Braille.

O Presidente da Associação Escola Louis Braille, Dilmar Rodrigues, expressou a satisfação em firmar a parceria com o HUSFP e ressaltou a importância dessa colaboração. “Nos sentimos muito entusiasmados em firmar essa parceria que beneficia a população de toda região Sul do Estado”, disse. Para o Diretor de Assistência do HUSFP, Edevar Machado Júnior, a cooperação deve ampliar a quantidade de crianças assistidas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com deficiência visual. “É muito importante para nossa instituição saber que os pacientes acolhidos aqui receberão a assistência adequada no pós-hospitalar pois complementa a nossa função. Dessa forma estaremos cumprindo com a nossa missão mais especial que é entregar a comunidade pelotense uma assistência efetiva e completa”, avalia Edevar.

O Centro de Reabilitação Visual é um dos núcleos da Louis Braille – referência na região – onde atua a equipe multidisciplinar que presta atendimentos de saúde para pessoas com patologias oftalmológicas além de suporte social e psicológico às famílias. “Sabemos que muitas famílias passam por um período difícil de aceitação após o diagnóstico e nosso papel é apresentá-las um universo novo que pode ser cheio de alegria. Esse diagnóstico não pode ser visto como o fim, mas sim um novo começo”, pondera a Diretora Pedagógica da Associação, Ana Berenice Reis. A diretora afirma a maioria das pessoas com deficiência visual passa pela Associação em algum momento, no entanto perde-se a fase preciosa da infância, onde os tratamentos resultam em melhorias significativas. “O objetivo é começarmos a estimulação desses pacientes ainda bebês para atingir resultados infinitamente melhores. Quanto antes estimulados, mais facilmente conseguirão amenizar e, em alguns casos, até mesmo reverter o quadro”, explica.

A Escola Louis Braille atua em três núcleos principais: a Escola Especial de Ensino Regular, o Centro de Atendimento Educacional Especializado - que atende escolas de 28 municípios da região para suporte em disciplinas – e o Centro de Reabilitação Visual que atua na área da saúde e assistência social.

Também participaram da reunião desta sexta a Supervisora Administrativa do Centro de Reabilitação Visual da Escola, Thaís Venzke, o Secretário da Diretoria Executiva, Augusto Santos, A Gerente de Coordenação e Suporte ao Cuidado, Enfermeira Renata Casanova e a Coordenadora da Educação Assitencial, Pedagoga Nivia Ferreira.