Há um ano o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) vem discutindo a adoção de um novo sistema de identificação para os pacientes internados na Instituição, a pulseira plástica de identificação. O procedimento, que recentemente foi posto em prática no Pronto Socorro de Pelotas (PSP), contem o nome completo do paciente, aumentando assim a segurança na identificação e administração de medicamentos.
Conforme a gerente de Serviços Assistenciais I do HUSFP, Mara Thurow, o novo procedimento irá garantir que todos os internos sejam corretamente identificados. Ela explica que a ideia é uma adaptação de sistema já utilizado nas maternidades brasileiras, que identifica, através de pulseiras, mãe e filho. “Com a extensão deste tipo de identificação teremos condições de especificar os problemas de cada usuário como, por exemplo, a alergia a algum medicamento”, revelou.
Segundo o gerente de Assistência do PSP, Alberto Luiz de Brum, o procedimento foi adotado pela equipe do local no inicio de julho e foi bem recebido por médicos, enfermeiros e pacientes. Estes recebem a identificação quando entram na unidade e permanecem com ela até o fim da sua estadia. “As pulseiras trazem à equipe e aos pacientes mais segurança na administração de medicamentos e demais procedimento realizados no PS”, afirmou Brum.