Ocorreu, no início da noite de ontem (29), na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde (UBS) Navegantes, o primeiro encontro informativo sobre a metodologia de funcionamento do Pronto Atendimento (PA) Navegantes, que deve entrar em funcionamento em abril. “Aproveitamos a oportunidade para esclarecer dúvidas da comunidade, que questionava se o posto de saúde ia fechar. Explicamos que não, a UBS funcionará das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com os procedimentos eletivos de puericultura, saúde de idosos, pré-natal e programa saúde da família. O Pronto Atendimento, por outro lado, vai absorver todos os demais pacientes”, disse o titular da pasta de Saúde, Francisco Isaías.
O secretário explicou que, mesmo aqueles pacientes do grande Porto e Várzea que tenham sofrido uma parada respiratória ou fraturas, por exemplo, poderão dirigir-se diretamente ao PA Navegantes, local em que serão recepcionados e estabilizados, antes de serem reencaminhados – através de ambulância do Samu, quando for o caso – ao Pronto Socorro ou PS de Traumatologia. Todos os pacientes passarão pelo Sistema de Acolhimento com Classificação por Prioridade Física, que estabelecerá a ordem de prioridade no atendimento.
O PA funcionará das 8h à meia-noite. A equipe que deve atender uma média de seis a sete pacientes por hora contará com médico-socorrista, enfermeiro, quatro técnicos ou auxiliares de enfermagem, dois agentes administrativos, dois auxiliares de higienização e um vigilante.
Participaram da reunião representantes do Departamento de Saúde Pública, servidores da UBS, do Pronto-Socorro de Pelotas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), os vereadores Eduardo Macluf e Valdomiro Lima e o suplente Velocino Cardoso, membros do Conselho Municipal de Saúde e das Associações de Moradores no Navegantes I e II – estes solicitaram um novo encontro, que deve ocorrer na semana que vem, destinado exclusivamente àqueles que residem nas proximidades do PA.
Fonte: SECOM com informações da Assessoria de Comunicação do HUSFP