Na segunda-feira (22), começa em todo o Brasil a segunda etapa de vacinação contra a gripe H1N1. Esta etapa, voltada para pessoas com doenças crônicas, exceto idosos, ocorrerá de 22 de março a 2 de abril. Neste grupo, também estão incluídas pessoas com obesidade de grau três e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos.

Em Pelotas, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), junto ao Centro de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realiza no dia 22 uma ação social de mobilização em prol da vacinação contra a Gripe H1N1 nos três Campus da Universidade – Campus I, Campus I e Campus da Saúde. Durante a ação, que ocorrerá a tarde e a noite, os participantes receberão orientações sobre a prevenção contra a gripe H1N1, além de serem incentivados a procurar os locais de vacinação para receberem a vacina.

Conforme a diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da UCPel, Profª. Drª. Moema Nudilemon Chatkin, o objetivo da ação é mobilizar a comunidade acadêmica, e também a comunidade em geral, quanto à importância das medidas de prevenção à gripe H1N1.  “A comunidade precisa conhecer a doença e as maneiras de prevenção, para que atue como multiplicadora de informações para aqueles que não têm acesso a estas”, afirma.

De acordo com ela, a ação contará com a participação de colaboradores do HUSFP, professores e acadêmicos de diversos cursos de saúde da UCPel. “Pedimos que todos se mobilizem neste dia. Que falem do assunto em sala de aula, nas Unidades Básicas de Saúde e em todos os serviços da UCPel. Também contamos com o apoio da comunidade, para conter uma possível disseminação do vírus”, revelou Moema.

Vacinação

No Brasil, a vacina está indicada para sete públicos prioritários: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau três, crianças de seis meses até dois anos e adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

Grávidas em qualquer período de gestação podem ser vacinadas em qualquer etapa da campanha. No terceiro grupo estão adultos saudáveis de 20 a 39 anos. Eles receberão a dose no período de 5 a 23 de abril. Já a quarta etapa será de 24 de abril a 7 de maio e beneficiará idosos, maiores de 60 anos, com doenças crônicas. Confira abaixo os locais de vacinação.

Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, estados, municípios e entidades de classe. Ao todo, haverá vacinas disponíveis para 91 milhões de pessoas, sendo que a expectativa é vacinar, pelo menos, 80% deste público.

Pesquisa

O Ministério da Saúde divulgou recentemente pesquisa realizada com 1,3 mil pessoas de 352 cidades brasileiras. Ao todo, 71% responderam acreditar na eficácia da vacina contra a gripe A (H1N1); 83% afirmaram não ter medo da vacina e 84% disseram que gostariam de ser imunizado. O estudo também constatou que 64% dos entrevistados sabem que haverá uma grande campanha de vacinação contra a gripe pandêmica.