Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. Desde o quinto mês de gestação o bebê já ouve os sons do corpo da mãe e a sua voz, e é através da audição e a experiência com os sons que as crianças têm ainda na barriga da mãe, que se inicia o desenvolvimento da linguagem. No entanto, qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para que se dê este processo.

Por isso, é importante destacar a relevância do Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal realizado, geralmente, já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do nome semelhante com o do teste do pezinho, no da orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê. O exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê, que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

Foi pensando em identificar, o mais cedo possível, qualquer problema auditivo que os bebês possam ter, que o Hospital São Francisco de Paula resolveu investir em seus pequenos e adquiriu, recentemente, o aparelho responsável, conforme o médico pediatra Gil Nei Pinheiro, pelo teste da capacidade auditiva das crianças de forma indolor. O teste não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura em torno de 10 minutos.

Phmetria Esofágica

O HUSFP adquiriu recentemente um aparelho para exames de Phmetria Esofágica de 24h, indicado para o diagnóstico de doenças do Refluxo Gastro-Esofágico, tanto em adultos quanto em crianças. A aquisição deste aparelho específico para realizar exames em crianças é inovadora e pioneira na cidade de Pelotas. O exame estará disponível para Particulares, Convênios e Cartões de Desconto, a partir de janeiro de 2010, sob a orientação da médica Dra. Jaqueline Teixeira Caldas, médica Gastroenterologista Pediátrica.

A Phmetria Esofágica é atualmente o único exame que fornece o número total de episódios de Refluxo Gastro-Esofágico em 24 horas, além de permitir que se verifique o tempo de duração de cada episódio, se este ocorreu em pós-prandial imediato ou tardio, durante o sono ou acordado. A Phmetria tem sido também uma importante ferramenta diagnóstica na detecção de refluxo oculto, aquele que não apresenta os sintomas clássicos tais como vômitos, e que se não diagnosticado previamente, pode levar a várias patologias, assim como Otite Média Recorrente, Asma, Esofagite, Úlceras e baixo ganho Ponderoestatural.