O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas promove no período de 26 a 31 de maio a I Semana de Alerta de Prevenção ao Neurotrauma. A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a relevância do tema, principalmente entre os 15 e 30 anos que é a faixa etária que soma maior número de incidência de traumas de crânio de todas as formas, sendo os mais freqüentes os ocasionados por acidentes de trânsito.

Atualmente, o trauma é considerado a principal causa de morte geral no mundo contemporâneo. O neurotrauma é o conjunto de lesões traumáticas que afetam o crânio, o cérebro, a coluna, a medula e os nervos periféricos. Além da alta complexidade do tratamento, acarreta uma demanda significativa de recursos para tratamento, cirurgia e reabilitação de pacientes.

Pesquisas recentes estimam que 15% dos pacientes com trauma na coluna vertebral apresentam comprometimento neurológico. Entidades médicas chamam atenção das autoridades para alertar o imenso custo social do trauma em geral e do neurotrauma em particular. O trauma está configurado como a principal causa de óbito nas primeiras quatro décadas de vida e representa um enorme e crescente desafio ao Brasil em termos sociais e econômicos. O tratamento do trauma gera um impacto grande e real nas contas de saúde pública do país. Atualmente, investimentos maiores nessa área se fazem necessários para que as instituições de saúde possam atender à crescente demanda.

Segundo estatísticas do Pronto Socorro Municipal de Pelotas, cerca de 320 pacientes a cada mês são atendidos vítimas de traumas internos provenientes de acidentes de trânsito, atropelamentos, acidentes de trabalho e quedas.

De acordo com o Dr. Edevar Machado Rodrigues Jr. Diretor de Assistência do HUSFP,  o número de traumas e sua gravidade vem aumentando a cada ano, por isso, um investimento nessa área se torna imprescindível para garantir a continuidade das cirurgias de urgência e emergência vinculadas ao serviço de neurocirurgia, bem como, a reposição e renovação de instrumental cirúrgico adequado para utilização nas neurocirurgias e a aquisição de equipamentos que permitam avaliações mais precisas e procedimentos minimamente invasivos.

Entre as alternativas que existem frente à realidade que envolve o trauma se destaca a prevenção como um instrumento efetivo. Cuidados no trânsito, orientações a pedestres, controle da velocidade de veículos, estímulo ao uso do capacete, alertas em práticas de lazer aquático, dentre outras ações podem reduzir a incidência do trauma.

Durante a I Semana de Alerta de Prevenção do Neurotrauma, o HUSFP estará desenvolvendo varias ações no sentido de conscientizar a comunidade sobre o a importância do tema e as diversas maneiras de prevenir o neurotrauma.No dia 29 de maio (quinta-feira) será realizada uma blitz em frente ao Hospital e no dia 31 ocorrerá o encerramento do evento durante a Pedalada promovida pelo Programa Ucpel Mais Saudável que acontecerá no Campus da Saúde a partir das 13h.

Maiores informações sobre o evento poderão ser obtidas através do fone: 2128 8368.