Uma tarde de muita diversão e educação foi propiciada na segunda-feira (17) para as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil Dr. Dyrio Gorgot, no Bairro Fátima. O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), em parceria com o curso de enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou a primeira edição do projeto Chico Educação.

A ação contou com a realização de atividades de cunho educativo e recreativo pelos acadêmicos de enfermagem, a partir da apresentação de peças de teatros e filmes sobre higiene pessoal. Dicas de como lavar as mãos, tomar banho diariamente e manter a higiene foram abordadas de maneira divertida para os pequenos. “A atividade foi muito válida para os alunos no que diz respeito ao aprendizado. Conseguimos realizar todas as atividades programadas e isto foi muito positivo tanto para as crianças como para os acadêmicos”, disse a professora do curso de enfermagem da UCPel, Cristiane Moraes.

Foram realizadas também atividades nutricionais de prevenção com os alunos, com a verificação do peso e medição de altura, a fim analisar a saúde e massa corporal das crianças. Com a coleta desses dados será organizado um relatório sobre a saúde dos alunos, que posteriormente será encaminhado à escola. O relatório destacará também se há algum problema de desnutrição ou inconformidade. “A partir da nossa vivência de hospital, procuramos estar sempre atuantes para a prevenção de doenças. Queremos levar nosso conhecimento para o lado pró-ativo, a partir do trabalho de prevenção, para evitar consequências futuras”, explica a supervisora administrativa do núcleo de nutrição do HUSFP, Leslie Cavada.

O 1º Chico Educação contou também com o apoio do Grupo de Escoteiros Iguassu que, na oportunidade, revitalizou a pracinha da escola, com pintura nos brinquedos e nas paredes da instituição. O grupo realizou também atividades de recreação com as crianças.

De acordo com a responsável pelos projetos de responsabilidade social do HUSFP, Renata Gorgot, a primeira edição do Chico Educação foi um sucesso. “A atividade foi muita boa e as crianças com certeza adoraram. É muito gratificante realizar atividades como essa, ainda mais com crianças que realmente precisam”, diz. E o projeto já está com planos futuros. “Já recebemos outros convites para realizar essa atividade em outras escolas, por isso, estamos nos organizando, juntamente com a Enfermagem da UCPel, para continuarmos com o projeto”, explica.