No sul do estado do RS, o Hospital Universitário São Francisco de Paula é o único hospital, atualmente, que conta com a credencial do Ministério da Saúde para a realização de transplantes renais. Esse credenciamento depende de toda uma estrutura física, funcional e logística da instituição, além do comprometimento da equipe envolvida.
Recentemente, no HUSFP foram realizados dois transplantes renais, um com doador vivo relacionado (mãe) em 13/05/15 e outro de doador falecido em 20/05/15.
No primeiro caso, a receptora foi uma menina diabética de 19 anos que recebeu o rim de sua mãe. Portadora de “nefropatia diabética”,foi tratada por hemodiálise durante 15 meses. A Equipe de Transplante Renal do HUSFP explica o caso: “Por doença vascular que impossibilitava a confecção de um acesso vascular definitivo, a paciente permaneceu todo esse período usando um cateter no pescoço. Teve várias infecções relacionadas ao cateter e estava submetida a risco constante de novas infecções. O transplante ocorreu em momento oportuno.” A equipe de médicos responsáveis relata que a menina não precisou mais de diálise após o transplante e teve alta no quinto dia após o transplante.
O receptor do dia 21/05 era um jovem de 37 anos, estudante de Letras que perdeu o funcionamento dos rins por uma enfermidade chamada de “glomerulopatia crônica” e era tratado por hemodiálise há 8 anos. O doador foi um jovem diagnosticado com morte encefálica em 20/05/15 e cuja família optou pela doação dos órgãos.Este receptor está recuperando a função renal e provavelmente também não venha mais a precisar de diálise.
A Equipe de Transplante Renal do HUSFP enfatiza que, sem a doação de órgãos, não existe transplante. “A decisão quanto a doar ou não os órgãos é tomada pela família em um momento de imensa tristeza e desespero, portanto, o ideal é que as pessoas discutam o assunto com seus familiares e informem quanto a sua preferência por ser ou não um doador em uma situação de morte encefálica”, complementam os médicos.
Além da doação, é imprescindível que os hospitais estejam capacitados para a realização do transplante, que é um processo sofisticado e exige a participação de toda uma equipe devidamente capacitada e disponível.
A equipe de transplante renal do HUSFP é constituída por:
Dr Daniel Vanti - cirurgião urologista
Dr Diego Gressler - cirurgião vascular
Dr Marcelo Rocha - cirurgião geral
Dr Diego Laranjeira - cirurgião vascular
Dr Roberto Reineken - cirurgião urologista
Dr Franklin Barcellos - nefrologista
Dra Maristela Bohlke - nefrologista
Dr Gustavo Uliano - nefrologista
Dr Vinicius Alano de Ataides - médico residente em Nefrologia
Larissa Ribas - enfermeira
Franciele Gonçalves Rodrigues - assistente social
Maristela Costamillan – nutricionista
    O Serviço de Nefrologia do HUSFP atende cerca de 160 consultas ambulatoriais ao mês, com foco ao diagnóstico e tratamento de doenças renais. Atualmente, o Serviço de Diálise do Hospital  atende mais de 120 pacientes crônicos em tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal.
Desde 2006, o HUSFP é credenciado pelo ministério da Saúde como Centro de Referência em Nefrologia e o fato de realizar dois transplantes renais nos últimos dez dias com sucesso é motivo de muita satisfação para a instituição e para toda a equipe envolvida.