Na manhã desta quarta-feira (20), no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) a equipe cirúrgica composta pelos médicos, o urologista Dr. Daniel Vanti Duarte, o cirurgião vascular Dr. Diego Gressler, o cirurgião geral Dr. Marcelo Rocha e os nefrologistas Dr. Franklin Barcellos, Dra. Maristela Böhlke e Dr. Gustavo Uliano realizaram mais um  transplante renal inter-vivos (doador vivo relacionado).
          O pai doou o rim para o filho, de 26 anos, que vinha sendo tratado por hemodiálise há um ano. Ambos passam bem, o receptor está internado no HUSFP e já fora do programa de hemodiálise. O doador já foi liberado do hospital.
          “A cirurgia foi muito tranqüila e sem nenhuma intercorrência.”, relata Dr. Gustavo Uliano. Segundo Uliano, o receptor deve receber alta em torno de uma semana após o procedimento. O acompanhamento pós  transplante acontece duas vezes na semana nos primeiros meses e de acordo com a recuperação do paciente a revisão pode passar a ocorrer de dois em dois meses.
          Até a realização do transplante, doador e receptor passam por uma série de exames que avaliam a compatibilidade entre ambos. Cabe ressaltar que este transplante também foi realizado com custeio integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
          A nefrologista Maristela Bohlke, ressalta a vitória de oferecer o que há de melhor para os pacientes, pois o transplante é um método de escolha visando a qualidade de vida de pacientes que são diagnosticados com insuficiência renal. “Nossa luta é pela qualificação e integralidade do atendimento ao paciente portador de doença renal crônica, utilizando  todos os métodos terapêuticos disponíveis para o tratamento”, diz Maristela.

Importante

A partir de primeiro de abril de 2013 o  HUSFP coloca em funcionamento sua lista de transplantes de rins oriundos de doadores falecidos. Podem se inscrever nessa lista todos pacientes tratados por hemodiálise ou diálise peritoneal na região sul do estado e que não disponham de familiar compatível para a doação. O paciente interessado no ingresso na lista deve solicitar encaminhamento ao nefrologista assistente e levar o documento até as Unidades Básicas de Saúde, que por sua vez providenciam o agendamento de consulta com o centro transplantador.
          O estado do Rio Grande do Sul é o terceiro no índice de transplantes do país, e o HUSFP é único que realiza este procedimento na Região Sul do Estado.
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO),no ano de 2012, foram realizados, no Brasil, cerca de 5400 transplantes renais, sendo 4000 de doadores falecidos e 1400 de doadores vivos. Mas infelizmente este número ainda não é suficiente, pois existem 20.000 pessoas na fila de espera por um rim. É de extrema importância que quem desejar ser doador após a morte informe à família. Só os familiares podem autorizar a doação do indivíduo em morte encefálica.

Relembre

Em 26 de março de 2012, foi realizado o primeiro transplante renal no HUSFP, um procedimento muito bem sucedido por conta da união e dedicação de toda equipe.
          O transplante também ocorreu entre pacientes inter-vivos, neste caso a doação foi de mãe para filha. A jovem de 16 anos recebe acompanhamento médico mensal. E já retomou sua rotina normalmente.