Na busca de respostas às principais dúvidas sobre a doação de órgãos, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), através da sua Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em parceria com o Banco de Olhos da FAU, realiza no dia 16 de março, às 8h30, e no dia 25 de março, às 14h30, palestras gratuitas sobre a Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

Estas serão ministradas pela enfermeira do Hospital Escola, Liliana da Luz Pinheiro Costa, que atua no Banco de Olhos da FAU, junto à assistente social do HUSFP, Aline Wienke, que faz parte da CIHDOTT do Hospital. Os eventos, que ocorrerão do prédio do Administrativo do Hospital – na rua Santa Tecla esquina com a rua Padre Felício,  são direcionados aos colaboradores do Chico e alunos da Universidade Católica de Pelotas, não sendo necessário fazer inscrição.

Conforme a enfermeira Ivana Brum, umas das organizadoras do evento e coordenadora da CIHDOTT, o intuito é facilitar aos participantes a compreensão do que é o processo de doação de órgãos. “Buscamos, por meio dos treinamentos, que eles entendam a importância da doação e nos auxiliem no processo de identificação de possíveis doadores no hospital”, afirma.

Doação de Órgãos no Brasil

A doação de órgãos é um tema bastante delicado e que gera muitas dúvidas à sociedade. O assunto é cercado por mitos que colaboram para o desconhecimento da população e, por conseqüência, para os baixos índices de adesão à causa.

Segundo a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), mesmo tendo ocorrido um importante aumento na viabilização de possíveis doadores, a não captação destes órgãos, decorrente da falta de notificação do diagnóstico de morte encefálica para as Centrais de Transplante, ainda é alto.

Quase 60% dos possíveis doadores não foram aproveitados, sendo que, em média, depois da não notificação, a segunda causa de perda de doadores é a Contra Indicação Médica e a terceira é o não consentimento da família.