Pacientes com histórico de problemas na coluna vertebral e quadril terão uma nova opção que promete ser uma forma alternativa de tratamento. O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) realizou na quinta-feira(17) procedimento inédito na região usando aparelho de radiofrequência pulsátil, que será oferecido apenas pela instituição. A técnica é considerada minimamente evasiva e melhora significativamente as dores já nos primeiros 15 dias.
O neurocirurgião Rodrigo Brito explica que o procedimento não é uma cirurgia e por isso pode ser aplicado em pacientes idosos, em pessoas com ou sem indicativo de cirurgia ou que já realizaram alguma intervenção cirúrgica e ainda permanecem com sintomas. “Idosos que sofrem com dores e não podem ser operados devido à idade melhoram muito sua qualidade de vida”, avalia. Os pacientes submetidos à técnica recebem apenas uma sedação.
O procedimento é realizado através de um equipamento específico, onde são implantadas agulhas e eletrodos que levam a radiofrequência ao local da dor. “É como queimar o nervo da dor, mas sem queimar verdadeiramente”, explica. O HUSFP é o único hospital de Pelotas a oferecer este procedimento, que, a princípio, atenderá apenas convênios.