Os gestores do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) receberam na manhã desta quinta-feira (8) o presidente e o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos e Insumos Covid-19 da Assembleia Legislativa do RS. Em Pelotas, além do HUSFP, os deputados Dr. Thiago Duarte (DEM) e Faisal Karam (PSDB) também estivem na Santa Casa de Misericórdia, Hospital Escola da UFPel e Beneficência Portuguesa.

As visitas técnicas às casas de saúde têm o intuito de ouvir os principais entraves enfrentados pelos hospitais para a aquisição de medicamentos durante a pandemia do coronavírus. “Os custos hospitalares aumentaram dramaticamente com a pandemia. Parte deles, se não o todo, foram pelo incremento muito importante de materiais e medicamentos, significa que é importante corrigir eventuais distorções para que a gente possa garantir a solvência e sobrevivência dos hospitais filantrópicos na pós-pandemia", disse o diretor de Assistência do HUSFP, Edevar Machado Júnior ao agradecer a visita e elogiar o empenho do Legislativo gaúcho em buscar soluções para tais impasses.

No começo desta semana foi aprovada por unanimidade a prorrogação por 60 dias das atividades da CPI dos Medicamentos e Insumos Covid-19 da Assembleia Legislativa do RS. Ao longo dos trabalhos os parlamentares têm feito oitivas pela internet e, presencialmente, já estiveram em mais de 20 hospitais do Rio Grande do Sul.

Proteção aos hospitais

Conforme o relator da CPI, Faisal Karam, a Comissão está em busca de alternativas “para que não venha ocorrer o que tem acontecido nos últimos meses, um sacrifício gigantesco dos gestores hospitalares que têm que lidar com a escassez de produtos, dificuldade de compra, não saber se terão medicamentos no dia posterior e o paciente ali esperando para ser atendido".

Só no São Francisco de Paula o aumento dos preços dos materiais e medicamentos de uso exclusivo ao combate da Covid-19 já ultrapassam a marca de R$ 1 milhão ao mês. “Nossos atendimentos são mais de 70% SUS. A nossa receita está praticamente estagnada, enquanto na outra ponta as despesas seguem numa crescente", pontuou o diretor de Gestão do HUSFP, Maurício Karini.

O deputado Dr. Thiago Duarte, que é médico por formação, argumentou que o objetivo da CPI é buscar corrigir o que houve de ilegalidades, “para que no futuro e eventuais novas ondas da doença não venha a ter os abusos de preços cobrados pelos medicamentos. “Que a gente possa construir uma legislação capaz de proteger os hospitais, pois dessa forma a gente vai estar protegendo a população gaúcha".

O encontro contou ainda com a gerente de Apoio Administrativo e Diagnóstico do HUSFP, Karen Ferreira e o assessor jurídico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul Leonardo Morais. Depois de cumprir agenda em Pelotas os parlamentares seguiram para Rio Grande onde estiveram na Santa Casa e no Hospital Universitário da Furg.