O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) recebeu instrumentos cirúrgicos que serão utilizados em seu centro cirúrgico. Os materiais foram adquiridos a partir de recurso do programa Nota Fiscal Gaúcha, do governo do Estado, com contrapartida do hospital.

Ao todo, o Nota Fiscal Gaúcha destinou ao HUSFP um total de R$ 10.785,25. Os instrumentos adquiridos servirão para, entre outras funções, atender cirurgias gerais, como laparotomia, apendicectomia e colecistectomia.

O Centro Cirúrgico do hospital possui uma estrutura representativa, contando com sete salas cirúrgicas, que atendem grande parte da demanda de cirurgias gerais na Zona Sul do Estado. A Maternidade atende partos cesarianos de baixo e alto risco. Também são realizadas no HUSFP neurocirurgias de alta complexidade e procedimentos de diversas outras especialidades, como urologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, plásticas, coloproctologia, entre outras.

Além disso, o Centro Cirúrgico está equipado com UTI Pediátrica, o que torna o São Francisco de Paula o principal hospital da região em cirurgias pediátricas. O Centro Cirúrgico também serve como espaço de retaguarda a todas as urgências e emergências do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP).

Na entrega dos materiais estiveram presentes o diretor-geral do HUSFP, Márcio Slaviero, a coordenadora de Projetos do hospital, Raquel Amorim, e as supervisoras de Enfermagem, Daiane Franco e Amélia Goulart, além do coordenador-geral do Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPEL), Cesar Lima, e da coordenadora do distrito 1 do CMSPEL, Thais de Almeida.

Como ajudar o HUSFP através do Nota Fiscal Gaúcha?

O programa Nota Fiscal Gaúcha visa combater a sonegação de impostos e conceder benefícios aos contribuintes de todo o Rio Grande do Sul, como sorteios mensais, cashback e descontos no IPVA, sempre que a pessoa informa seu CPF ao efetuar uma compra.

O programa também destina recursos para instituições de Educação, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social. Ao realizar o cadastro no NFG pelo site o contribuinte tem a opção de indicar entidades para receberem recursos oriundos do programa.

Redação: Jackson Crizel