O vereador Cristiano Silva (PSDB) esteve nesta segunda-feira (10) no Hospital Universitário São Francisco de Paula para oficializar o repasse de cerca de R$ 310 mil para a instituição. O recurso será utilizado para aquisição de três incubadoras, além de outros itens para a UTI Neonatal. Os equipamentos vêm para auxiliar na capacidade operacional da casa de saúde, que hoje responde pela maior maternidade da Zona Sul, referência no atendimento de alto risco para gestantes de mais 20 cidades da região. A expectativa do parlamentar é que as incubadoras sejam entregues ainda em março.

Edevar Rodrigues Machado Júnior, diretor de Assistência do HUSFP, agradeceu o aporte financeiro, fruto de emenda impositiva do tucano. Durante o encontro, o gestor comentou que o hospital, além do maior número de leitos destinados à maternidade, consequentemente absorve a maior demanda de pacientes nessa área. “Este tipo de repasse é que nos ajuda a manter nosso constante processo de melhoria, a desonerar equipamentos mais antigos. E eu sempre reforço: investir na maternidade do HU é garantir qualidade em saúde para toda uma região”, argumenta.

Silva direcionou 100% do recurso a que tinha direito ao São Francisco de Paula. As emendas impositivas, conta ele, fizeram parte de seu esforço, ainda como presidente da Câmara. O projeto de sua autoria prevê que 50% do valor que cada um dos 21 vereadores têm direito seja direcionado para saúde.

No caso do parlamentar, a decisão de canalizar a totalidade da verba ao atendimento neonatal, além de reconhecer a importância do serviço para cidade e região, está também ligado à realidade vivida por ele e a esposa há pouco menos de três anos, quando encararam cerca de cem dias dentro de Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal, 42 deles na UTI Neonatal do Hospital São Francisco de Paula. “Se nesse meu mandato eu conseguir salvar ao menos uma vida, para mim já valeu todo o esforço”, comenta.

Com o recurso estão previstos, além das três incubadora, um berço aquecido, um foco cirúrgico portátil, dois oxímetros cardíacos, um monitor multiparâmetro e cinco detectores fetais.