O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) prestou, pela primeira vez através do Sistema Único de Saúde (SUS), o suporte odontológico completo com extração, limpeza e restauração de dentes a um paciente de 11 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A criança precisou ser sedada para o procedimento, que demorou três horas.

A coordenadora do curso de Odontologia da UCPel, professora Patrícia Guerreiro, relatou que o paciente já era acompanhado através do Campus Saúde da Católica de Pelotas. “Ele sentia fortes dores e o trabalho era dificultado porque o menino era muito resistente inclusive a ser examinado”, explicou.

Para realizar os procedimentos, foi necessária anestesia geral. Pacientes com TEA costumam ter extrema dificuldade para enfrentar o atendimento odontológico, fundamental para a preservação da saúde bucal. “Ontem à noite o pai me ligou para dizer que ele estava bem. Estamos muito felizes pelo sucesso do atendimento e principalmente por saber que uma criança que estava com dor agora está em casa, com uma melhor qualidade de vida para ela e para a família”, relatou o professor de Odontologia da UCPel, Guilherme Antonello, responsável pela cirurgia.

O procedimento envolveu além de Antonello, uma equipe formada pela professora Odontopediatra, Luiza Oliveira, a cirurgiã dentista Camila Amaral, alunos e estagiários de odontologia hospitalar da UCPel.