Publicada no Diário Oficial da União em 09 de novembro do corrente  a lista das primeiras 147 instituições de saúde que atenderam aos critérios estabelecidos no documento de credenciamento em que foram analisados quatro diferentes perfis: participante, colaborador, centro de cooperação e centro de referência. O Hospital Universitário São Francisco de Paula está na relação como Centro de Referência da Rede Sentinela.
 A Rede Sentinela é uma rede de parceiros que, desde meados de 2001, auxilia o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no monitoramento do desempenho e segurança de produtos para saúde, medicamentos, sangue e hemoderivados. As instituições credenciadas enviam ao SNVS notificações de eventos adversos e queixas técnicas ligadas ao uso desses produtos.
 Funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o SNVS. Cada serviço que compõe a Rede possui uma Gerência de Risco, que representa a referência interna da Vigipós- vigilância de produtos pós comercializados e pós uso – farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância, na sua instituição. A vigipós visa assegurar práticas para uma assistência ao paciente mais segura no sentido de minimizar os riscos potenciais de eventos adversos, incluindo a busca desta cultura em suas estratégias, sendo uma delas denominada “INVESTIR EM SEGURANÇA ASSISTENCIAL”, afirma a enfermeira responsável pela Gerência de Risco do HUSFP/UCPel, Bruna Garcia Timm.

A publicação é resultado da análise técnica das solicitações de credenciamento. É a primeira vez que se tornam públicos, em Diário Oficial da União a composição da Rede Sentinela e seus critérios.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) é uma das instituições credenciadas nesta publicação e uma das poucas aprovada em todos os critérios estabelecidos, tornando-se Centro de Referência na Região Sul do Estado. De acordo com a enfermeira responsável da Gerência de Risco do HUSFP/UCPel, Bruna Garcia Timm, “ser Centro de Referência resulta em ganhos significativos permitindo o aprimoramento contínuo de qualidade  e segurança para os serviços e para os pacientes”, conclui.