O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) e a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas realizaram hoje(22), pela manhã, reunião com os representantes do Serviço de Anestesiologia de Pelotas (SAP) para apresentar uma contraproposta sobre a reivindicação de aumento dos honorários solicitados pela categoria. Os representantes da SAP receberam a proposta e irão encaminhá-la para apreciação.
Segundo o representante da SAP, Dr. Maurício Goldbaum, a contraproposta elaborada pelos dois hospitais será analisada ainda nesta semana. Conforme o Diretor de Assistência do HUSFP, Silvio Reis, foi oferecido reajuste de 30% sobre os valores da tabela pagos atualmente à categoria.
A tabela que regula os honorários dos anestesistas não é regida pelo Sistema Único de Saúde – SUS e o Poder Público não paga nada acima dos valores já definidos, explicam os representantes dos dois hospitais. “Os valores pagos são maiores do que os dois hospitais recebem, portanto temos que retirar de outros procedimentos para executar estes pagamentos”, diz o Diretor do HUSFP.
As duas instituições irão agendar uma reunião com a Secretaria Municipal da Saúde para buscar uma solução, pois os hospitais não poderão arcar com este reajuste. “Enquanto isto, a fila para as cirurgias eletivas se torna cada vez maior em nossa cidade”, avalia Reis.
Os anestesistas estão com parte de suas atividades paralisadas desde o dia 15 de março, atendendo apenas casos de emergência. Todas as cirurgias eletivas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde - SUS estão suspensas. A categoria reivindica pagamento em dia e reajuste da tabela de honorários.