No dia 02 de fevereiro, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) realizou mais uma captação de múltiplos órgãos, após a confirmação de morte encefálica de um paciente de 75 anos, foram doados rins e fígado. No mesmo dia, o Pronto Socorro de Pelotas também realizou a captação de três doações de córneas.
     Segundo a Coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HUSFP e PSP (CIHDOTT), Enfermeira Ivana Duarte Brum, a doação de órgãos possibilita aliviar o sofrimento de quem espera por um órgão e proporciona uma melhor qualidade de vida para esses receptores.
     No mês de janeiro, ocorreu a primeira doação de múltiplos órgãos em decorrência da morte encefálica de uma paciente de 17 anos. Foram transplantados rins e fígado mudando a vida dos receptores que aguardavam ansiosos por esse momento.


Como ser um doador de órgãos?


     É de fundamental importância que a pessoa que possui interesse em ser doador de órgãos avise a sua família. Ocorrida à morte, a doação só será possível se um responsável autorizar o procedimento, por escrito, da retirada dos órgãos.
     Quem deseja obter mais informações sobre doação de órgão ou como se tornar um doador pode acessar http://www.adote.org.br