O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Cavg) realizou a doação de 200 lençóis e fronhas ao Hospital Universitário da Católica de Pelotas São Francisco de Paula (HUSFP). O material foi produzido internamente pelos alunos do curso de Design de Moda da instituição de ensino e fazem parte de uma ação solidária iniciada durante a pandemia de Covid-19.

A coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e responsável pelo projeto, professora Beatriz Helena Viana Castro, explica que a ideia surgiu a partir da superlotação dos hospitais com pacientes graves durante longos períodos nos anos 2020 e 2021. “O projeto busca contribuir com a reposição de lençóis brancos para o hospital como forma de auxiliar na recuperação da capacidade de atendimento, com todas as exigências sanitárias necessárias”.

A pró-reitora de Extensão, Gisela Duarte, enfatizou a característica de aprendizado técnico e também humano da ação. “Nossos estudantes conseguem aprender a técnica e também a formação cidadã, percebendo que a profissão vai além da moda e ajuda a melhorar a vida das pessoas. É o que se pode chamar de formação integral”, opinou. A ideia, que surgiu como iniciativa pontual de solidariedade durante a pandemia, deu tão certo que tende a se multiplicar e virar um programa em outros campus do IFSul/Cavg, segundo a pró-reitora.

O diretor do HUSFP, Márcio Slaviero, destacou a importância da doação. “Sei que não se trata de apenas entregar algo e nos deixa muito honrados saber que contamos com a confiança de vocês, para ajudar outras pessoas através do nosso trabalho”.

Além da pró-reitora Gisela e da coordenadora Beatriz, a ação envolveu os professores Aline Maria Rodrigues Machado, Jonathan Gurgel de Lima, Manoela Neves Siewerdt, Luise Anita Wulff Al Alam e Lilian Fetzer em conjunto com as alunas Bruna Prestes Pereira, Danyelle Macias de Freitas, Laura Braga dos Santos e Thaís de Oliveira Barão

Impacto desse tipo de doação para o HUSFP

Apesar de a lavanderia do HUSFP contar com máquinas industriais, com capacidade para até 10 quilos, cada operação de lavar os lençóis demora em média até uma hora e meia, o que demanda ao hospital dispor de um grande enxoval para atender ao uso diário. As doações de lençóis ajudam a mitigar essa necessidade.