Aconteceu ontem (30) na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula mais uma celebração dentro da novena em preparação à festa do padroeiro, com o tema São Francisco de Paula e o testemunho cristão no campo de saúde. A celebração foi presidida pelo padre Jaime Souto e os noveneiros foram o diretor de assistência, Dr. Sílvio Reis e a esposa Meri Reis.
Os convidados foram às paróquias Santo Antônio e Senhor Ressuscitado, o Hospital São Francisco de Paula, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Comunidade, as pastorais da Saúde da DST/AIDS e dos Idosos, a Sociedade Beneficência Portuguesa, a Caex, a Nova, o Grupo RCC São Francisco de Paula, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde. O grupo de animação foi a Comunidade Fonte Nova.
Na ocasião foi cantado o Hino a São Francisco e foram abençoadas as doações feitas trazidas pelas entidades. A cerimônia encerrou com agradecimentos e preces para incentivar os fiéis a luta pela saúde “Fazer milagre é fazer brilhar verdadeiramente o espírito de vida que nos brota a viver,” disse o padre Jaime Souto.
História
Nascido na cidade de Paula, na Calábria, em 1416, São Francisco de Paula recebeu o nome devido à devoção de seus pais a São Francisco de Assis. Em sinal de gratidão a uma cura recebida por intercessão do santo, viveu um tempo num convento franciscano. O amor a Deus e ao próximo marcou a história de São Francisco, e seu lema pessoal era a caridade. Ao sair do convento, foi em peregrinação com seus pais para Roma, e ali descobriu seu chamado à vida eremítica. Sempre foi um homem de caridade, em comunhão as dores da humanidade e da Igreja.
Por Renata Leal