Continuando o ciclo de visitas ao Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), esta terça-feira (18) foi a vez do candidato Jurandir Silva expor seus projetos para a saúde em Pelotas. Destacando o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o candidato disse que não fará promessas, mas desenvolverá metas para trabalhar com foco nesses locais.
Apontando os recursos atualmente capitalizados por meio dos governos federal e estadual, o prefeiturável destacou que é preciso exigir mais dessas frentes na busca por melhorias na saúde. “Hoje, o que os governos investem em saúde é inexpressivo. A falta de estrutura e a má remuneração dos funcionários da saúde são exemplos disso”, disse Jurandir, em seu discurso aos colaboradores do HUSFP.
Ainda falando sobre os recursos destinados à saúde pública, o candidato afirmou que, por falta de investimentos e de um bom atendimento nas UBS, muitas pessoas que não precisariam procurar o Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e o próprio Hospital acabam o fazendo. “Todos sabemos que um bom atendimento na saúde pública é fundamental. Nós temos uma política geral para aumentar o orçamento dos municípios, através do incentivo à agricultura, turismo e cultura local. Investindo nisso, teremos mais recursos para a saúde, principalmente no atendimento básico”, disse Jurandir.
De acordo com o diretor administrativo do HUSFP, Valdir Schafer, a falta de leitos é o principal problema enfrentado pelo atendimento à saúde em Pelotas. “Estamos dispostos a construir novos leitos, mas precisamos que os candidatos nos ajudem no sentido de buscar o custeio para isto”, disse Schafer. Ele complementou que, nesse processo, que inclui a busca por investimentos em leitos na cidade, a visita dos candidatos ao HUSFP é fundamental, porque, assim, eles conhecem a realidade do serviço oferecido pelo local.
Nesta quarta-feira (19), o candidato Catarina Paladini fará suas explanações sobre saúde no Hospital da UCPel. Nas próximas segunda (24) e terça-feira (25), os candidatos Matteo Chiarelli e Fernando Marroni, respectivamente, concluem as visitações ao HUSFP.
Fonte: Assessoria de Imprensa UCPel