O Laboratório do Hospital Universitário São Francisco de Paula conta agora com todos os tipos disponíveis de exame para diagnóstico do COVID-19. As coletas do material genético podem ser realizadas no Hospital ou a domicilio e os resultados são disponibilizados no modo on-line para os clientes.

Para a realização dos exames, não é necessário um pedido médico. Os resultados ficam prontos em 30 minutos ou em até quatro dias, dependendo do exame realizado e são disponibilizados no site do Hospital. A coleta domiciliar foi pensada para o conforto dos clientes e para aqueles que se encontram em grupos de risco para o Coronavírus. Os valores variam entre R$100 e R$290 e podem ser parcelados no cartão de crédito.

O gestor do Laboratório, Igor Amaral, conta que o diagnóstico é fundamental para o melhor cuidado e tratamento do cliente. “Como realizamos testes também para empresas, que não podem interromper suas atividades e outras que precisam retomar com segurança, os exames são importantes para identificar quem tem, já teve ou é negativo para a doença. Dessa forma identificamos as pessoas que devem ir para a quarentena e aquelas que podem retornar ao trabalho”, afirma o gestor.

Confira os testes realizados:

- RT-PCR (sintomas recentes). Pode ser realizado a partir do terceiro até o oitavo dia desde o início dos sintomas ou do contato com pessoas sintomáticas. A coleta do material genético é por swab, um tipo de cotonete, na nasofaringe/orofaringe (nariz e garganta); O resultado sai em até quatro dias.

- Teste sorológico IGG/IGM (sintomas recentes ou tardios). Pode ser realizado a partir do oitavo dia após o início dos sintomas ou do contato com pessoas sintomáticas. É realizada a coleta de sangue, que identifica a presença de anticorpos do vírus no organismo; O resultado fica pronto em até 6h após a coleta.

- Teste sorológico IGG e IGM - Teste rápido - (sintomas recentes ou tardios). Pode ser realizado a partir do oitavo dia após o início dos sintomas ou do contato com pessoas sintomáticas. É realizada uma coleta de sangue ou punção capilar (furinho no dedo). O resultado fica pronto em 30min.