As lideranças do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) participaram de treinamento envolvendo o método Lean Healthcare na última quinta (2) e sexta-feira (3). A capacitação foi coordenada pela Assessoria em Gestão de Pessoas em parceria com a Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC). O Lean Healthcare é um conjunto de filosofias operacionais e métodos que ajudam a criar um valor máximo para os pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo de espera.
O Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Trata-se de um campo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.
A Assessora de Gestão de Pessoas do HUSFP, Janaina Ongaratto Rodrigues, lembra que a instituição é pioneira, entre os centros da saúde da região, neste tipo de treinamento. “Me sinto contente e orgulhosa em buscar esse método para capacitação das nossas lideranças, que estiveram bastante engajadas no desenvolvimento do método”, conta. “Além disso é importante destacar que o Lean é um sistema de gestão em todos os níveis e áreas, ou seja, perfeitamente aplicável em nosso hospital”, completa.
A abordagem consiste em sistema contínuo de melhoria de processo que compreende técnicas estruturadas de gerenciamento de estoque, redução de resíduos e melhoria de qualidade. O método utiliza um ciclo de aprendizagem que é conduzido pelos especialistas nos processos de cuidados de saúde: os pacientes, prestadores de cuidados e equipes de suporte.
No hospital Lean, o sistema de gestão lean da Toyota é usado em combinação com um sistema estratégico de implantação e gerenciamento de políticas, chamado Hoshin Karin e com o gerenciamento visual diário. Dessa forma poderemos observar melhorias gerais do sistema de saúde transformando realidades gerenciais, potencializando resultados e melhor aproveitamento do potencial humano além de resultados específicas como satisfação dos pacientes e colaboradores.