Discutir com os profissionais de saúde do município o impacto da doença renal crônica na saúde pública. Este é o objetivo da palestra O Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Pública que vai ser realizada hoje (30) na Associação Médica de Pelotas. O evento, que ocorre a partir das 19h30 e é uma promoção da Associação Médica de Pelotas e dos departamentos de Medicina Preventiva e Social e Medicina da Família e Comunidade, vai ser ministrado pela médica nefrologista do Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Maristela Bohlke.

Conforme ela, a palestra amplia a discussão a respeito de doença renal crônica no município o que aumenta a probabilidade de que um número maior de pacientes pertencentes a grupos de risco sejam submetidos a rastreamento e detecção precoce. “Tornando a dimensão do problema mais clara, aumentamos as chances de que todo diabético, hipertenso, idoso ou familiar de doente renal faça pelo menos uma dosagem de Creatinina e um exame de urina a cada ano”, afirma.

Ela explica que isto permite a aplicação de medidas efetivas para reverter ou retardar a progressão da nefropatia. Segundo a médica, a intervenção precoce pode reduzir o número de óbitos por doenças cardiovasculares e a necessidade de terapia renal substitutiva. “Trata-se de uma excelente oportunidade para discutir um assunto relevante com profissionais capazes de alterar o curso da epidemia de doença renal crônica em nosso meio”, disse a médica. A Associação Medica de Pelotas fica na rua XV de Novembro, 607/112. Para mais informações ligue (53) 3222.3522/3222.6309 ou acesse o site www.amedpel.com.br/.

Serviço:
O que:
Palestra sobre o Impacto da Doença Renal Crônica na Saúde Pública
Quando: 30 de março de 2010
Onde: Auditório da Associação Medica de Pelotas (rua XV de Novembro, 607/112).
Palestrante: Médica nefrologista do Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Maristela Bohlke.
Mais informações: (53) 3222.3522/3222.6309 ou pelo site www.amedpel.com.br.