O sorriso no rosto das crianças, na pediatria do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), simbolizou a alegria e a descontração promovidas pela visita dos Médicos do Sorriso, na manhã de sexta-feira (25). O grupo caxiense de clowns (palhaços com curso especializado) trabalha profissionalmente há cinco anos com pequenas esquetes dentro de hospitais, na intenção de amenizar o cotidiano e o ambiente de pacientes internados. A atividade integrou a 2ª Mostra Sesc de Teatro e contou ainda com uma visita à clínica médica do HUSFP.
O clown com sua indumentária, sua maquiagem e seu nariz vermelho, permeado de trejeitos materializados no corpo dos atores, tem as raízes de sua caracterização na ingenuidade e na pureza. Percebe o mundo através de suas emoções e torna-se cômico ao externar seus sentimentos, sua humanidade e suas fraquezas. Dessa forma, o grupo de atores Médicos do Sorriso, desenvolve trabalho dedicado a levar o conceito de humanização para o ambiente hospitalar, utilizando o riso como tratamento de diversas patologias.
A presença do doutor Chico Le Bocó e da doutora Róy Róy, interpretados pelos atores Davi de Souza e Odelta Simonetti, representaram uma quebra de rotina para os pequenos enfermos e seus pais, assim como para médicos e funcionários da pediatria. O Médicos do Sorriso transforma o ambiente de tensão e dor em palco de muita alegria e felicidade.
Ao som da flauta tocada pela doutora Róy Róy, a servente Daniani dos Santos observava com entusiasmo a descontração do filho Gabriel, 11 anos, que ganhou dos palhaços um cachorro esculpido em balão canudo. “Gostaria que fosse sempre assim, todos os dias, ainda mais para uma criança como ele que está em depressão”, afirmou.
Confira a reportagem completa na edição impressa desta terça-feira (29).
Fonte: Diário Popular
Foto: Wilson Lima