Foto: Jô Folha

Marco Henrique Caufmann Corrêa teve alta nesta quarta-feira (10). Depois de 15 dias internado na UTI Pediátrica do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) por decorrência da Covid-19, o menino agora só quer chegar em casa e se entregar aos jogos de videogame. Para a mãe, Joice Ribeiro Caufmann, 36, que permaneceu as duas semanas em isolamento ao lado do filho, só uma palavra define o sentimento atual: alívio.

Marco Henrique tem 11 anos e está na 6ª série. Recuperado, ele recorda que chegou ao hospital sem conseguir sentar, passava todo o tempo deitado. “Quando eu tentava me levantar, ficava muito tonto”

Joice conta que por todos esses dias teve que conter as lágrimas e lutar contra o medo de perdê-lo. “Meu filho é um guerreiro. Foi ele quem me deu forças. Preocupado o tempo todo comigo eu não tinha como não me manter firme na frente dele. Essas lágrimas aqui são de alegria”, conta.

Na terça-feira, na transferência da Unidade de Tratamento Intensivo para a Pediatria, os profissionais responsáveis pelos cuidados do garoto ao longo dessas duas semanas formaram uma corrente humana e com uma salva de palmas celebraram a vitória e se despediram do jovem.

O pai Marco Antônio Corrêa, a irmã Brenda, a avó Juraci e a tia Scheila não esconderam a emoção ao reencontrar o pequeno depois de tanto tempo. Corrêa, 51, era só felicidade. Ele recorda que os médicos em momento algum esconderam a situação e diziam que o caso era bastante grave.

Conforme explica a pediatra e diretora Técnica do HUSFP, Márcia Anderson, o menino não apresenta doenças pré-existentes, contudo, evoluiu para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave demandando o longo período na UTI. Márcia complementa que a prevalência de casos graves e de morte provocados pela Covid-19 em crianças e adolescentes é baixa. “Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, as taxas de hospitalização e morte são respectivamente 1,5% e 0,33%”, complementa.

Apesar a baixa incidência, a médica é enfática no recado à população: “É fundamental que se mantenham as medidas de prevenção como uso de máscara, higiene frequente das mãos e o distanciamento social”.