Jean Pierre de Souza Lambrecth, tem 34 anos, tem TEA e mora com a mãe Dalila Coitinho de Souza. Há um ano e meio eles aguardavam para realizar o procedimento de limpeza e extração de três dentes. “Foi um ano que parecia dez. O Jean sofria muito com dor e desconforto. Agora está tudo bem e ele está se recuperando muito rápido”, comemorou Dalila. A família foi acolhida pela equipe multidiscilinar do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), responsável por realizar o procedimento no bloco cirúrgico já que o paciente precisava ser sedado. “Como é um paciente especial precisamos de anestesia geral, de recuperação e então poder ir para casa. Envolvemos profissionais da enfermagem, a médica anestesista Marina Umpierre, além de outros colegas essenciais para o sucesso do procedimento”, explicou a dentista que esteve a frente do trabalho, Camila Amaral.
A equipe do HUSFP através de um trabalho de sensibilidade preparou uma sala de recuperação especial para receber o paciente que necessita de uma atenção e cuidados específicos após o procedimento. “ Agradecemos a equipe do HUSFP que sabe da importância da compreensão das necessidades únicas dos indivíduos autistas na sociedade, num momento de celebração e respeito à diversidade”, disse ainda a mãe de Jean.
De acordo com a dentista Ândria Décio que também participou da realização do procedimento, a missão enquanto profissionais é trazer inclusão à todos. “Através de um atendimento humanizado feito especialmente para atender essas necessidades iremos trabalhar juntos, com a multidisciplinaridade, com mais de uma área da saúde juntas para possibilitar esses procedimento e cirurgias em pacientes especiais”, finalizou.
Foto: Equipe Multidisciplinar HUSFP