O Bispo Diocesano de Pelotas e chanceler da Universidade Católica (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, realizou uma entrevista coletiva na manhã  de quinta-feira (10), sobre a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O gesto simbólico que seria realizado neste sábado (12), na entrada de Pelotas, foi cancelado devido à enchente que ocorreu em São Lourenço do Sul e deixou famílias desalojadas. Alertando sobre o cuidado com a natureza e com a vida das pessoas, a Diocese transferiu a mobilização para um gesto em beneficio dos lourencianos.

Na coletiva, Dom Jacinto agradeceu todos os comunicadores presentes por terem aceitado o convite e destacou a importância da CF dentro deste tempo quaresmal: os 40 dias que antecedem a Páscoa do Senhor. De acordo com o Bispo, o objetivo da Campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações concretas que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta, pois cada um tem sua parcela de responsabilidade.

No Brasil, a Igreja Católica promove e lança a CF como um valioso instrumento de evangelização e caminho concreto de conscientização e conversão de atitudes para ajudar no crescimento da vida fraterna entre as pessoas e respeitosa com a natureza.

"Como elemento motivador, a Campanha da Fraternidade traz sempre um tema educativo e relevante da convivência humana, que busca a conversão profunda das pessoas e da sociedade, e respostas concretas diante dos problemas da realidade que clama em favor da vida”, disse o padre Luiz Zanetti. “Por meio dos subsídios disponíveis, a CF dá elementos da realidade atual, para uma boa reflexão e vivência do tema”, ressaltou. O lema proposto nesta edição é “A criação geme como em dores de parto”(Rm 8,22).

Lançamento
O lançamento da CF na Diocese de Pelotas foi realizado durante missa de Abertura da Quaresma, na noite de quarta-feira de cinzas (09). Na Catedral São Francisco de Paula, a missa foi realizada por Dom Jacinto Bergmann.