Foi às 2h08min deste sábado (1º) que o casal Vanderlei e Maria Izane Berdet comemoraram, de fato, o ano que chegou. Tornaram-se os primeiros a colocar uma nova vida pelotense no mundo. Pequena, cabeluda, serena e, principalmente, saudável, foi de Verônica o primeiro choro ouvido em uma maternidade da cidade em 2011.

Nascida no Hospital Escola UFPel/FAU, o bebê é a segunda menina da família Berdet. O casal já tem Thais, de oito anos. “A chegada de Verônica foi planejada. Já estava na hora de ter outro filho”, diz o pai, emocionado. Pesando pouco mais de três quilos, Verônica, assim como Thais, veio de parto normal. “É bom que seja assim, ao natural. A recuperação é bem mais rápida”, afirma.

Um presente pelas bodas de papel

No dia em que completa um ano de casamento, Daiane da Silva Ribeiro, 18, recebeu um presente especial. Não se trata de um anel ou de um buquê de flores. Sequer veio embrulhado. Saiu da sua própria barriga. O pequeno Wendryx, nascido às 5h15min, foi o segundo bebê pelotense a nascer em 2011.

A vida nova começou antes do esperado. Wendryx nasceu prematuro, com 35 semanas, no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O motivo, explica a médica residente Júlia Guaitolini, foi o sofrimento fetal, caracterizado pela diminuição dos batimentos cardíacos ou movimentação anormal dentro da barriga da mãe.

A cesárea teve de ser feita às pressas durante a madrugada. O bebê foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está sendo medicado para disfunção respiratória, e só será liberado quando ganhar um pouco mais de peso além dos 1,914 quilos registrados na hora do nascimento. Segundo a médica, se os exames realizados no fim de semana apontarem evolução, a nova mãe terá a companhia de seu bebê no quarto entre segunda e terça-feira.

Para Daiane, que mora com o marido e os sogros no bairro Getúlio Vargas, a chegada de Wendryx representa o início de uma era de muito mais felicidade. “No meu primeiro aniversário de casamento, ganhei meu primeiro filho. É uma data comemorativa e tanto”, define.

Com informações do Diário Popular