Durante solenidade de posse realizada na manhã de hoje (19) no anfiteatro do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) assumiu oficialmente  a gestão do Pronto-Socorro de Pelotas (PSP). Até 2015, o médico Dr. Ernesto Sousa Nunes será o diretor do sistema de urgência e emergência do município.

Para o novo diretor do PSP, esta é uma grande oportunidade para que a Universidade e o HUSFP promovam uma saúde mais ética e humanizada. As propostas da UCPel, como gestora jurídica do Pronto-Socorro, incluem a disponibilização de mais 20 leitos para o local e a lotação de um professor do curso de Medicina para coordenar a qualificação do PSP na esfera acadêmica. A ideia é ampliar o espaço de trabalho e aprendizado para alunos das graduações da área de saúde na instituição.

Ao assumir, Nunes destacou ainda a importância do PSP na cidade e na zona sul. "O Pronto-Socorro de Pelotas atende 22 municípios e, para funcionar perfeitamente, precisa de uma atuação conjunta com outras esferas do município. As pessoas precisam se conscientizar de que o PSP é para atender somente urgência e emergência", disse. Ernesto é médico há 30 anos e é diretor técnico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

A cobrança por uma maior atenção do município para com as unidades básicas de saúde (UBSs) foi um dos pontos de destaque durante a solenidade de posse. "É absolutamente indispensável o bom funcionamento das UBSs, com consultas especializadas e exames complementares. Um atendimento satisfatório à comunidade reduzirá a demanda pelos serviços do Pronto-Socorro naquilo que pode ser resolvido nos postos", enfatizou o reitor da UCPel, Alencar Mello Proença.

Além disso, ele destacou que o grande desafio universidade será acabar com os estereótipos. "Temos que mudar a cara feia do Pronto-Socorro. E não me refiro a gestões anteriores, mas sim à história. Não estamos assumindo o Pronto-Socorro para dar continuidade a uma história negativa", afirmou.

O secretário de saúde em exercício no município, Mário Luiz Corrêa, declarou que a pasta é parceira do PSP e informou que já estão sendo tomadas providências para suprir as carências nos postos de saúde. "Está em andamento o processo de licitação para a contratação de profissionais e estamos procedendo a regulação de todos os serviços, para fortalecer as redes básicas."

Qualificação

Segundo o novo diretor do PSP, a direção calcula que seja necessário, inicialmente, cerca de R$ 1,3 milhão para a qualificação dos equipamentos da unidade. Porém, até o momento, não existem fontes para tais recursos. o reitor lembrou que existe um compromisso entre os reitores e a prefeitura de trabalhar pela captação de verbas e que, portanto, os gestores devem buscar, junto aos governos federal e do estado, recursos para a qualificação do Pronto-Socorro. Alencar analisou ainda a presença acadêmica no PSP e a sua relação com a qualidade no atendimento. "Há um conceito equivocado de que o PSP precisa se qualificar.