Aconteceu neste sábado (07) a primeira capacitação dos novos grupos de atuações do Projeto SensibilizArte. O primeiro semestre do projeto contará com 50 voluntários selecionados, que tiveram como primeiro compromisso uma capacitação para apresentação do mesmo, das metodologias e das orientações, para que as atuações no ambiente hospitalar aconteçam com ludicidade e segurança.

A capacitação contou com a presença da Professora Dra. Regina Bosenbecker da Silveira, “fada madrinha” deste tão querido projeto. A Coordenadora do Grupo Sensibilizarte e Acadêmica de Medicina, Marina Person, ficou encarregada de apresentar o mesmo aos novos integrantes do grupo.

A sequencia da capacitação contou também com a palestra da Acadêmica de Psicologia Giovana Rossales, que discorreu sobre o tema "Humanização em psicologia: atuação do psicólogo em hospitais". Ao final da manhã, a Coordenadora Geral do Sensibilizarte, Pedagoga Nívia Ferreira, ministrou uma palestra sobre o “Cuidado Humanizado no Ambiente Hospitalar”.

Com a continuação da capacitação no turno da tarde, foram realizadas dinâmicas de interação com os grupos, além de oficinas de teatro e clown. As atividades contaram com a colaboração dos acadêmicos do curso de Teatro da UFPEL, Lucas Ughini e Mélanie Wrege, que ministraram as aulas.

O que é o SensibilizArte?

Seu nome permite duas interpretações bem vindas: a primeira envolve a intenção de sensibilizar através da arte, enquanto a segunda, pode ser lida como sensibilizar-te, ou seja, sensibilizar a todos, que de alguma maneira, têm contato com o projeto.

O principal objetivo do projeto é a humanização do ambiente hospitalar através da arte, contando com três frentes de atuação:a música, a contação de história e a “palhaçoterapia”. Humanizar através da arte é conseguir ressignificar o ambiente hospitalar a partir do lúdico, apresentando uma metodologia não formal. A arte nos proporciona adentrar em um mundo de fantasias, em que o ser humano é o principal protagonista da construção do conhecimento. O humanizar permite a empatia, portanto se faz necessária a comunicação que acontece de diferentes maneiras: através da música, da leitura, do teatro, da fantasia e principalmente do tempo que será doado ao trabalho desenvolvido pela equipe do SensibilizArte.

As atuações acontecem em diversas alas do hospital, e a equipe é multiprofissional. A seleção é divulgada a todas as áreas do conhecimento envolvidas em uma instituição hospitalar.

A coordenadora do projeto, Pedagoga Nívia Ferreira, agradeceu a todos os presentes na capacitação do projeto Sensibilizarte.

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana." (Carl G. Jung)