Sala de amamentação traz benefícios para o contato mãe e bebê
O primeiro momento da vida de Ana Carolina foi ainda mais emocionante no Hospital Universitário São Francisco de Paula HUSFP/UCPel. A sala amiga da criança, também chamada de sala da amamentação, surgiu com a ideia de prolongar ainda mais o primeiro contato da mamãe com o recém nascido e incentivar a mamada. Antes da inauguração a mãe, por estar em uma posição desconfortável, não ficava perto do seu bebê que ao nascer, já era retirado da sala de parto para as medições e banho. Agora nos partos normais, assim que ele nasce vai junto com a mãe para uma sala confortável, com ambiente climatizado, uma cadeira adequada para amamentar e curtir o bebê, e também sofás para os familiares aproveitarem junto!
Mesmo nos primeiros meses, a mudança já tem deixado as mamães muito satisfeitas. Depois da inauguração da sala, foi comprovado que a mãe passou a ficar mais tranquila com este primeiro contato. É importante ressaltar que a primeira mamada prolongada, entre outros fatores:
- favorece a descida do colostro;
- diminui o choro do bebê;
- diminui stress;
- diminui a dor;
- melhora a freqüência cardíaca e respiratória;
- facilita a sucção de leite;
- gera menor sonolência nos bebês;
- poupa as reservas de energia.
Segundo a nutricionista materno infantil Rejane Radunz, o hospital está se estruturando fisicamente para que no futuro as mamães de parto cesariana também possam usufruir de uma sala de amamentação. “Esta sala só trouxe benefícios para as mamães e os bebês, favorecendo o contato, pois quanto mais precoce a mamada, menores as chances de mortalidade infantil”, disse a Rejane.
Jéssica, de 19 anos, mal realizou o parto de Ana Carolina e já ficou pertinho da pequena, aproveitando muito a sala quentinha e a alegria de amamentar sua filha, “achei incrível, este é meu primeiro bebê e nunca tinha tido essa experiência de amamentar, está sendo o melhor momento da minha vida,” falou emocionada a nova mamãe.
Por Renata Leal