Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) apresentou nesta sexta-feira (22) no Congresso Brasileiro de Hospitais Universitários e de Ensino mais um trabalho aos participantes do encontro. Nesta oportunidade o tema foi a Operação Caçapava: uma força tarefa para receber pacientes em diálise durante a crise hídrica no Sul do Brasil.
O relato apresentado descreve a resposta emergencial que o HUSFP deu após constatar que 25 pacientes de Caçapava do Sul ficariam sem os atendimentos em função das enchentes que assolaram o Estado no mês de março. Para atender esses pacientes, o hospital abriu um quarto turno de diálise e se preparou logisticamente para atendê-los em um prazo curto. “Apresentamos a experiência de gestão compartilhada entre entidades e municípios, o qual possa ser replicado de forma a favorecer o atendimento de pacientes em eventos adversos como os incidentes climáticos que passamos”, disse o Diretor Geral do HUSFP, Márcio Rafael Slaviero.
Além disso, o trabalho destacou que esses procedimentos somados a gestão de insumos e estrutura e pessoas, garantiram que todos os pacientes recebessem o cuidado adequado e seguro. A operação Caçapava foi apresentada como um testemunho do enfrentamento com eficiência e dinamismo às situações inesperadas em nosso ambiente de trabalho, com um objetivo comum: colocar a necessidades dos pacientes em primeiro lugar.
Esta é sétima edição do congresso que serve para discutir temas relevantes para a gestão hospitalar em todas as suas dimensões.