Em meio à dor e a desesperança que muitas vezes dominam o ambiente hospitalar, um grupo de pessoas abnegadas vem realizando um belo e importante trabalho nos corredores do Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Todas as segundas, quintas e sextas-feiras, dois grupos distintos, mas com o mesmo objetivo, visitam familiares e pacientes das duas Instituições, levando conforto e uma palavra amiga aos necessitados.
Nas manhãs de quinta-feira, o grupo SOS Oração, percorre os corredores do PSP fazendo orações e ouvindo as principais necessidades de cada familiar e paciente, oferecendo atenção e carinho a todos os que passam por momentos difíceis, devido à doença. O SOS Oração é composto por voluntários do grupo de visitadores da Renovação Carismática da Igreja Católica e por colaboradores do Hospital, e coordenado pelo padre Adelar Batistello da Rosa, pela ministra do HUSFP Daizi de Quevedo Rodrigues e por Eloni Moura Lanza.
Conforme Daizi, as visitas do grupo ao PSP foram solicitadas pelo diretor geral da Instituição, Dr. Ernesto Souza Nunes, preocupado em levar apoio moral e espiritual aos pacientes e familiares que passam pelo local. “Nossa intenção é aproximar os doentes de Deus, trazendo esperança e a fé aos que estão enfrentando a doença e ajudando a reerguer a autoestima deles, mostrando que não estão sozinhos nesta jornada”, disse a ministra do HUSFP.
Ela conta ainda, que todas as segundas e sextas, das 14h às 16h, é a vez dos pacientes internados no HUSFP receberam a visita de um grupo cristão. Nestes dias, os seminaristas do 1º ano do seminário São Francisco (propedêutico), vão até o Hospital fazer orações e conversar com os doentes, numa demonstração da caridade e do amor ao próximo que devem compor um futuro sacerdote cristão.