Em alusão ao Outubro Rosa, a equipe de limpeza do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) se uniu numa ação simbólica: todos os profissionais do setor da Limpeza e Higienização estão usando toucas cor de rosa ao longo deste mês, como gesto de apoio à luta contra o câncer de mama e de sensibilização sobre a importância do autocuidado e da prevenção.
O câncer de mama é o tipo mais incidente entre o público feminino no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima aproximadamente 73.610 novos casos ao ano, o que equivale a quase 42 casos por 100 mil brasileiras. Além disso, a mortalidade por essa doença ocupa o primeiro lugar entre os óbitos por câncer no país para as mulheres.
Esses dados reforçam que a prevenção e o diagnóstico precoce são ferramentas essenciais para salvar vidas. A mamografia, o autoexame e atenção a alterações nas mamas (como nódulos, alterações de pele ou secreções) devem ser incentivados, especialmente para mulheres entre 50 e 69 anos, faixa em que o rastreamento é recomendado.
De acordo com informações do Portal Câncer de Mama Brasil, quem tem casos da doença na família deve buscar acompanhamento médico antecipado e realizar mamografia todos os anos a partir dos 35 anos, ou dez anos antes da idade em que o parente foi diagnosticado, conforme orientação e avaliação de um profissional de saúde.
Nesta ação, a intenção também é valorizar a história de vida de quem está ao nosso lado. Em especial, uma de nossas funcionárias carrega no seu cotidiano a lembrança de uma batalha pessoal: sua família já enfrentou o câncer de mama, o que torna essa campanha ainda mais significativa e comovente.
Entre os participantes da ação, uma das colaboradoras, Aycram Oliveira, compartilhou sua vivência ao acompanhar o tratamento da mãe diagnosticada com câncer de mama, trazendo um relato sobre superação e aprendizado:
“Na época foi muito desafiador, porque a palavra ‘câncer’ assusta. Manter a calma e apresentar apoio para ela era o maior de todos desafios. É delicado ver quem você ama passando por um tratamento, mas pela graça de Deus, como o diagnóstico foi dado no início, ela não precisou passar por procedimentos tão invasivos. Cada etapa foi uma luta e uma vitória.”
A experiência transformou sua visão sobre o cuidado com a saúde e reforçou a importância da prevenção. Ela destaca que, “saúde nunca é gasto, sempre é investimento. Respeitar as recomendações, manter exames em dia e não ter ‘medo de procurar’, como o ditado diz, é importante. A minha mãe teve várias vantagens pelo diagnóstico precoce.”
Com ações como esta, o Hospital Universitário São Francisco de Paula reforça que cada gesto é uma forma de promover empatia e incentivar o cuidado contínuo com a saúde.