Era perto das 9h de domingo, dia 17, quando o peludinho amado pela criançada começou a visita nos quartos da Pediatria do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP). Entre um pulo e outro o coelhinho distribuiu muita alegria. Para os pacientes sem restrição alimentar teve também balas e chocolates. Para quem tinha dieta especial teve ovos plásticos recheados de brinquedos doados por Amigos do Chico. A ação, coordenada pelo Serviço Social teve o apoio do Grupo de Escoteiros Iguassu, que doou as guloseimas.

Foram mais de três horas percorrendo as unidades de internação. Além da Clínica, o coelhinho também esteve na UTI Pediátrica. O amigo de pelos branquinhos também interagiu com os pais e responsáveis pelos pacientes e alegrou o plantão dos colaboradores que estavam em atividade.

A supervisora de Serviço Social, Carla Lemes conta que a ação foi muito gratificante, desde o momento em que o hospital recebeu as doações do movimento escoteiro, até a entrega para as crianças. “Possibilitar um sorriso e um dia de alegrias em um ambiente hospitalar é muito bacana. A gente percebe que aquele momento ficará marcado para aquela criança e sabe que esse pequeno gesto vai contribuir no tratamento", comenta.

Carinho em forma de doce

Conforme José Antônio Guedes, pai e chefe escoteiro, a iniciativa surgiu com um grupo de lobinhos (nome dado às crianças de seis a onze anos que participam do movimento) quando a chefia propôs a realização de atividades voltadas à comunidade.

Ele conta que todos os anos nesta época o estímulo à solidariedade e à empatia, que são pilares do escotismo, ganham ainda mais força. “Quando questionamos aos nossos lobinhos que entidade nós focaríamos neste ano, o hospital apareceu em primeiro lugar", comenta ao complementar que uma das meninas do grupo havia tido a experiência de precisar de internação ao longo da pandemia, o que acabou por dar mais força à escolha da turma.

Nas semanas que antecederam à Pascoa as crianças se envolveram na captação das doações e no preparo das cestas para os pacientes internados. No dia anterior os pequenos vieram até HUSFP para formalizar a entrega. Por questões de segurança os pequenos não puderam acompanhar o coelho nos leitos, mas se fizeram representar por meio do lenço usado no pescoço e que identifica o Grupo Iguassu. O adereço foi utilizado pelo coelhinho durante todo o percurso.