Na manhã desta segunda-feira (08), o padre italiano Renzo Pegoraro palestrou para os estudantes de Enfermagem e Medicina, médicos, residentes e funcionários do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Durante a conversa, Pegoraro falou sobre a criação de comitês de ética clínica e a necessidade de criação de uma ética da organização.

Já os professores, funcionários e alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram a oportunidade, durante a tarde, de acompanhar a Conferência “Questões de Bioética”, ministrada pelo padre italiano. A conferência foi traduzida para o português simultaneamente pelo diretor do Instituto Superior de Teologia da Universidade, padre Antônio Reges Brasil.

Ele falou sobre os desafios do aperfeiçoamento docente, comentando diversos assuntos como o código ético e jurídico global, questões relacionadas à cooperação, justiça, responsabilidade, esperança pela vida, meio ambiente e aborto. “O aborto é um problema cultural, cada vida é considerada um bem, ainda que existam problemas. Cerca de 30 países já legalizaram o aborto, mas esta não é a única forma de tratar uma gravidez indesejada”, disse Pegoraro.

Para o reitor Alencar Mello Proença, a importância do contato com Renzo para a UCPel reflete na qualidade do ensino. “É uma grande satisfação receber a presença do padre Renzo na Universidade e ouvir esta autoridade falar sobre o tema bioética, tanto no ponto de vista da saúde, quanto no ponto de vista sócio-ambiental”, comentou.