O verão começou e com ele chega também o período de praias, piscinas, de maior exposição ao sol e, consequentemente, aumentam os riscos de câncer de pele. Foi com o intuito de orientar os colaboradores que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) promoveu nesta terça-feira (21) uma palestra com a dermatologista e professora da UCPel, Joice Göebel sobre o tema.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 30 profissionais no Centro Acadêmico, junto ao HUSFP, a médica destacou a importância do cuidado diário com a pele, a necessidade de uso de filtro solar o ano todo e não apenas em momentos de lazer e apresentou dados sobre o câncer de pele _ o mais comum entre os tumores do país.

No caso dos não melanomas, embora a alta incidência _representa 30% de todos os tipos de câncer_, há 90% de cura se diagnosticado e tratado precocemente. De acordo com a dermatologista, 83,7 mil homens e 93,1 mulheres serão afetadas por ano no Brasil entre 2020 e 2022.

Entre os fatores de risco uma série de variáveis é apontada, como por exemplo: pessoas de peles claras, olhos e cabelos claros ou ruivos, predisposição genética, exposição prolongada e repetida ao sol ao longo da vida _ seja no trabalho ou de forma recreativa, feridas crônicas e HPV. Mais de 50 pintas e queimaduras solares principalmente na infância ou adolescência também são apontados como risco para o desenvolvimento da doença. Joice ainda chamou a atenção para as queimaduras em crianças. Segundo ela, a cada cinco incidentes as chances de desenvolver câncer de pele duplicam.

Conforme o presidente da Cipa, o técnico em Segurança do Trabalho Vagner Cardozo da Silveira, a ideia da palestra surgiu em razão do início do verão _ 21 de dezembro _ e da necessidade de manter os colaboradores atualizados e informados a respeito dos riscos. A atividade foi direcionada especialmente para os profissionais cujas atividades são realizadas em grande parte em área externa.

Confira as dicas da dermatologista e previna-se:

- Use filtro solar diariamente e não só em horários de lazer ou diversão

- Observe regularmente a própria pele à procura de pintas ou manchas suspeitas

- Mantenha bebês e crianças protegidas do sol. A partir dos seis meses já está liberado o uso de filtros solares.

- Use chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares

- Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas

- Evite exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 16h.

- Na praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material