A abordagem dos conhecimentos acumulados ao longo de dois séculos de prática homeopática tendo como referencial o livro “Organon da Arte de Curar”, de seu criador, Samuel Hahnemann. Este é o foco da qualificação da qual participará o professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Roni Quevedo, entre maio de 2010 e maio de 2011. Com o tema “Práxis Homeopática – A Clínica e Terapêutica Homeopática baseada no Organon e os Dinamoterápicos como recursos integrativos e complementares”, o curso será ministrado pelo médico Marcelo Pustiglione, em São Paulo.

De acordo com Pustiglione, a homeopatia resgata a prática da clínica médica num comprometimento que vai além do desencadeado pelas eventuais alterações laboratoriais, radiológicas ou de qualquer outro exame complementar. “Acredito que este aspecto é o que mais qualifica a prática médica e, em decorrência, de seu praticante”, disse. “A prática homeopática tem por característica a promoção da saúde e a prevenção primária. Além disso, caracteriza-se pelo baixo custo do tratamento e pela ausência de efeitos colaterais e é particularmente bem aceita pelas pessoas. Assim, ‘cai como uma luva’ na Estratégia de Saúde da Família beneficiando, sem sombra de dúvida, as comunidades”.

Entre os conteúdos previstos na programação da atividade estão regras de prescrição, plano terapêutico e as peculiaridades do tratamento de doenças mecânicas e doenças dinâmicas agudas e crônicas.

Quevedo, que já possui especialização na área, disse acreditar que esta nova qualificação será mais um subsídio para aperfeiçoar atividades da própria Católica, como o UCPel Mais Saudável, programa que auxilia a comunidade acadêmica interessada em deixar o vício do cigarro. “Muitos fumantes que gostariam de parar sem usar medicação alopática podem ser beneficiados pelos conhecimentos homeopáticos”, comentou o médico e professor, ao adiantar que, embora nada esteja confirmado, há planos de que uma disciplina optativa de homeopatia passe a fazer parte do currículo do curso de Medicina da UCPel, nos próximos semestres.

Mais informações sobre o curso “Práxis Homeopática” podem ser obtidas pelo email cepah.marcelo@gmail.com.

Currículo

Marcelo Pustiglione é médico, livre-docente em Clínica Homeopática pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (UNIRIO), pós-graduado em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil, Medicina do Trabalho pela FUNDACENTRO, Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e Administração de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É Regente da Disciplina de “Estudos Avançados do Organon da Arte de Curar” do Curso de Homeopatia da Universidade Moderna de Lisboa. Autor de livros e de artigos científicos, e Professor Convidado da Disciplina de Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação. É Diretor de Serviço de Saúde do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo desde 1982.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UCPel