Em outubro de 2011, as alunas do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveram um projeto que tem por objetivo estimular a leitura de pacientes e acompanhantes.
   Denominado “Carrinhoteca”, foi idealizado pelas acadêmicas Méri Schiller, Sheila Silva, Tássia de Matos, Fabiane Peres e Helena da Silva, coordenadas pela professora Letícia Menezes que ministra a disciplina “Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento Social das Empresas”. O requisito para desenvolver esses projetos é que seja sempre ligado à área social.
   As alunas arrecadaram cerca de 1000 livros entre novos e usados. O interesse do Grupo é de dar continuidade ao projeto, que foi aceito e aprovado pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), mas que não teve condições pois todas trabalham e não tem tempo disponível.
   Neste ano de 2012, alunas do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UCPel tem em seu currículo uma disciplina chamada Comunicação Comunitária e Cidadania, coordenada pela professora Cristina Porciúncula e também visa a execução de um projeto na área social.
   As estudantes conheceram a Carrinhoteca através das notícias que veicularam na mídia e pelos sites do hospital e universidade. E então adaptaram seu projeto à Carrinhoteca. Formado por um grupo de cinco alunas, Suelen Freda; Angelica Mengue; Ana Pires; Natalia Selk; Isabella Teixeira elas denominaram “A estante, um instante”.
   Doaram uma estante para armazenar os livros e estes ficarão disponíveis na sala de Recreação da Pediatria. “Nossa idéia de apoiar um projeto já existente, é de incentivar a leitura para proporcionar bem-estar a pacientes e acompanhantes, o que também conecta ao tema da Campanha da Fraternidade 2012; Saúde Pública: Que a saúde se difunda sobre a terra”, afirma Suelen.
   Adaptados os dois projetos ficarão disponíveis no HUSFP. Mais livros para serem retirados pelos pacientes e acompanhantes de todas as idades e também a continuidade da biblioteca itinerante que ficou sobre responsabilidade da Psicologia Clínica do hospital.
   A psicóloga responsável, Débora Bonilla, diz “vamos dar seguimento ao projeto passando o carrinho ao menos uma vez na semana, será muito importante”, enfatiza. Já uma das idealizadoras da Carrinhoteca, Helena da Silva, desabafa “é um alívio ver que está em funcionamento, pois os livros ficaram quase um ano parados na minha casa”.
   O HUSFP está sempre qualificando a sua assistência para atender seus pacientes da melhor maneira possível e assim firmando o compromisso do cuidado para com o outro, pensando na saúde física e mental.