Em um final de tarde no Food Haal Quartier, mães que passaram parte do tempo dentro da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) participaram de uma roda de conversa para falar dos desafios, medos e experiências nesse período. A iniciativa fez parte do lançamento do site e do QRCode do Projeto Arte de Amar, realizado na terça-feira (23), e que tem como finalidade requalificar o espaço da UTI Pediátrica do Hospital.

Entre essas mães estava a colaboradora do HUSFP Bruna Brodt, que relatou emocionada os momentos que passou neste espaço depois de dar a luz às filhas gêmeas. “Foram momentos muito tristes, de angústia e muito medo. Mas o cuidado da equipe, o carinho nos pequenos detalhes ajudaram e fizeram toda a diferença. Por isso acredito que essa requalificação só vai potencializar para melhorar o trabalho que já é realizado por todos os profissionais que atuam na UTI”, disse ela, acompanhada das pequenas Ana Luisa e Maria Clara, hoje com 4 anos.

Outro exemplo de superação foi da jornalista Maíra Lessa. Foram três meses acompanhado o casal de gêmeos que nasceu prematuro e ficou internado no setor. “O nosso menino virou o símbolo da nossa luta e a Sofia é o resultado da nossa vitória. Foram meses angustiantes, as feridas vão cicatrizando mas lembro de cada momento, cada gesto e cada espaço daquela UTI, precisamos também falar da humanização nas UTIs. Por isso faço questão de participar dessa iniciativa que vai ajudar tantas outras famílias e bebês que passam por esses momentos”, comentou.

Além das mães, a médica Marina Anderson participou da roda de conversa. “ Lidamos o dia a dia com a dor dessas famílias. Temos muitos momentos tristes quando as coisas não saem como esperamos, mas também temos muitas situações positivas. Saber que os nossos bebês, crianças  estarão em um ambiente acolhedor é a certeza que eles se sentirão melhor em um ambiente, por vezes, tão difícil e complicado”, comentou.

A requalificação da UTI Pediátrica do HUSFP conta com o apoio fundamental de artistas locais que, de forma voluntária, criaram obras de arte que serão reproduzidas nas paredes da UTI. De acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Peters, o caminho  iniciou-se quando a arquiteta Daniela Brod aceitou o desafio de criar um projeto de requalificação. “Foi então que nasceu essa rede junto aos nossos artistas parceiros, que abraçaram a ideia e acreditaram no propósito do nosso projeto”, explicou.

O diretor do HUSFP, Márcio Slaviero, também participou do evento e comentou que mesmo com os esforços da busca por investimentos, o contato e a colaboração da comunidade é muito importante. “Na nossa UTI Pediátrica  contamos com oito leitos do Sistema Único de Saúde, dois leitos para convênios privados e somos a única UTI Pediátrica abaixo de Porto Alegre. Somos o maior nascedouro de bebês da região, chegando a 200 nascimentos por mês. Poder proporcionar um ambiente cada vez mais acolhedor e bonito para essas famílias é também o nosso objetivo diário. Juntando esforços e com a ajuda da comunidade vamos conseguir deixar a nossa UTI repleta de belas imagens”, finalizou.

Como doar?

Acessando o site artedeamar.art.br um cadastro é aberto para preenchimento de nome para fazer a doação no valor desejado. Quanto mais doações, mais será arrecadado. Por isso o sorteio das obras ainda não tem data definida. Outros eventos devem ser realizados para mobilizar a comunidade a participar e continuar doando. A partir do dia 26, a exposiçao com as obras de artes produzidas pelos artistas Rami Leandro, Lara Morelli,  Lucia Weimar,  Lauer Santos, Patrícia Roig, Marlon Krake, Renata Martins, Nauro Júnior, pai de UTI, Fernando Muswieck, Gabriel Veiz e Daniel Rodrigues, estará disponível no saguão do Campus I da Universidade Católica de Pelotas. Acesse  artedeamar.art.br  e contribua para a requalificação da UTI Pediátrica do HUSFP.

Foto: Bruno Böhm